Ubuntu

Canonical lança novo site de tutoriais oficiais do Ubuntu

Umas das partes mais importantes de qualquer sistema é a sua documentação, com informações as pessoas interessadas poderão aprender a utilizar todo o potencial de uma plataforma. Apesar de existirem inúmeras inciativas ao redor do mundo para documentar o Ubuntu, fazer tutoriais e trazer dicas para a utilização do sistema, inclusive em vários idiomas, ainda não tínhamos um repositório de tutoriais oficial.

Mesmo que eu tenha comentado sobre o tema, não confunda documentação com tutoriais, apesar de serem parecidos eles não são a mesma coisa, entretanto, são complementares. O novo site do Ubuntu é destinado especialmente para desenvolvedores que usam o Ubuntu em suas máquinas, dando inicialmente um enfoque para todos os que querem distribuir aplicações no Ubuntu, seja para dispositivos móveis, servidores, Internet das Coisas ou Desktop.

Ubuntu Tutorials

Podemos dar um destaque especial para a sessão de pacotes Snap, onde o site te mostra como construir, distribuir e manipular este tipo de pacote. Quem está interessando em ler conteúdo em Português sobre os Snaps, pode seguir o nosso manual.

O código do site está totalmente aberto e disponível no GitHub, assim outras distribuições que desejarem oferecer algo semelhante para os seus sistemas ou para outros projetos poderão fazer facilmente baseando-se no código do portal “Ubuntu Tutorials”.

Para acessar e aprender mais sobre o Ubuntu, especialmente se você for desenvolvedor, basta clicar aqui.

Inicialmente o projeto deverá comportar tutoriais para desenvolvedores, mas nada impede que no futuro tenhamos dicas e tutoriais para outros tipos de usuários.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!