Editorial

Não seja uma vítima do Facebook

Quero compartilhar com você um texto meu que foi publicado no jornal local da minha cidade. Eu escrevi ele para tentar alertar as pessoas sobre brechas de segurança que podem existir no Facebook que independem de alguém conseguir hackear a sua conta.

Antes de ver o texto, você pode conferir o meu vídeo sobre o assunto, acho especialmente importante compartilhar essas informações com quem não tem muito conhecimento técnico, não sei, quem sabe sua mãe, seu pai, tia, etc, qualquer ente querido que você não quer ver passando apuros por conta de algo como o Facebook.

Agora fique com o texto na íntegra:

A rede social de Mark Zuckerberg, o Facebook, é algo comum na vida de bilhões (literalmente) de pessoas ao redor do mundo, mas como tudo que se torna muito popular, sobretudo no aspecto tecnológico, ele também pode ser utilizado para fins ilícitos e criminosos.

Eu quero te dar algumas dicas que podem parecer simples, talvez por ser algo simples é que seja fácil constatar algumas coisas que as pessoas simplesmente negligenciam em suas redes sociais, e que quando aplicadas, fazem da sua vida social digital muito mais tranquila. Vamos lá?

Use senhas difíceis: Colocar a sua data de aniversário, do seu filho, o nome do seu animal de estimação ou palavras encontradas em um dicionário é algo que você deve evitar, alguém que quer acessar os seus dados vai testar essas coisas em primeiro lugar, evite usar senhas fáceis nos Smartphones também, as senhas de bloqueio devem ter um certo nível de complexidade para fuja da obviedade, afinal, tirando a tela de bloqueio, não há nada que impeça que uma pessoa qualquer abra o seu App do Facebook com apenas um toque e “faça a festa”.

A sua vida pessoal é um livro aberto na internet? Você adora fazer check-in onde quer que você vá? Adora dizer o quanto você está feliz por ter ido viajar para o lugar dos seus sonhos? Bom, você deveria tomar mais cuidado com isso, pois ao mesmo tempo que você está contando para os seus amigos as coisas boas que acontecem na sua vida, você pode também estar contando as mesmas coisas para pessoas não tão bem-intencionadas.

Em época de férias, dizer que você vai viajar por muitos dias ou postar fotos longe de casa ou fazer check-in, além de indicar que você vai se divertir muito, também indica que a sua residência está vazia, o que pode ser um prato cheio para criminosos.

Evite identificar os hábitos da sua família das redes sociais e preste atenção para não passar informações de forma involuntária, você pode acabar contanto através de fotos, check-ins e posts onde os seus filhos estudam ou fazem alguma atividade extracurricular; onde você trabalha e quais os horários que vocês estão ou não em casa.

Outro detalhe muito importante que você deve prestar atenção na hora de usar o Facebook (o Facebook aqui é o exemplo, mas serve para qualquer site) são os vírus de computador. Duvide de promoções miraculosas, ninguém sorteia um iPhone simplesmente por você ser o visitante número 10 mil de algum site, não cadastre seu cartão de crédito em qualquer lugar para ganhar uma recompensa, não acesse sites de conteúdo duvidoso e acima de tudo, informe as pessoas que compartilham o computador com você para que elas não caiam nestas armadilhas, pois uma vez que o computador esteja infectado, a próxima pessoa que utilizá-lo estará suscetível a estes problemas.

Se você utilizar o computador para tarefas simples, como usar a internet, editar documentos e planilhas, ouvir músicas, jogar e coisas do tipo, algo que você pode fazer para aumentar a sua segurança e a da sua família e substituir o sistema operacional Windows pelo Linux, um sistema mais robusto e resistente a vírus, da próxima vez que você for formatar o seu computador, peça para o técnico instalar Linux na sua máquina, assim você poderá acessar a sua conta bancária sem medo, além de não precisar se preocupar com vírus de computador.

Para fins gerais, você deveria gastar um tempo analisando as configurações de privacidade do seu perfil no Facebook para saber quem são as pessoas que podem acessar as suas informações. 

Que tal deixar para postar as fotos da viagem depois que você voltar? Você vai se divertir da mesma forma e não vai abrir margem para problemas. Aproveite o que a internet tem de melhor sem correr riscos!

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!