Ubuntu

macOS Look & Feel – Menus e barras transparentes no Ubuntu

Tem uma característica visual do macOS e do Deepin que eu gosto muito, os menus tem uma certa transparência com uma opacidade mediana, o que dá um acabamento interessantíssimo. Estou utilizando o sistema assim há algumas semanas e hoje vou te ensinar a fazer o mesmo.

Atenção, neste post eu  NÃO vou te mostrar como instalar um tema macOS no Ubuntu, a intenção é outra, se você estiver procurando por um tema mac para o seu Ubuntu é melhor consultar este outro artigo. 

Quando me refiro ao “Look & Feel” do macOS, estou falando das transparências nos menus e nas barras, além do tema, que apesar de lembrar o sistema da Apple, mantém o jogo de cores do Ubuntu.

Depois do ajuste que nós vamos fazer, a barra superior ficará transparente…

Ubuntu barra superior transparente

… os menus de contexto…

Ubuntu menus de contexto transparente

… e os dropdow menus que aparecem nos indicadores…

Menus transparentes Ubuntu

… todos eles ficarão com um certo nível de transparência.

Para fazer este ajuste vamos precisar configurar um recurso do Compiz, o gestor de janelas do Ubuntu com Unity.

Para fazer as configurações no Compiz, precisamos instalar o aplicativo “Compiz Config Settings Manager”, você encontra ele na central de aplicativos do Ubuntu.

Compiz Ubuntu

Uma vez instalado, você encontra ele pelo menu  do Unity; dentro do “Compiz Config” procure a opção “Opacidade, Brilho e Saturação“, ative a opção e clique nela.

Dica: Caso a opção não apareça, instale o pacote compiz-plugins-extra

sudo apt install compiz-plugins-extra

Na tela que se abrir, nas regras para janelas, clique na opção “Novo“, como é indicado na imagem abaixo:

Compiz Config

Na pequena janela que se abrir adicione a seguinte informação:

Tooltip | Menu | PopupMenu | DropdownMenu) | 

Em “Valores para a janela” coloque “90“, como  é mostrado na imagem abaixo, esse valor vai de 0 à 100 e representa o nível da opacidade, você pode colocar o valor que bem entender, mas eu recomendo os 90.

Compiz Config

O resultado final será assim, você deverá perceber imediatamente os menus de contexto com uma transparência.

H3y6JnKM29 jPL42rs8S ErA QgkbQSJhLODV3ciikeQcudxwaRQ6vh hXnwNH00t1lAnOtKjuTkMRP8WuzYJ6fJKWEmfIi8QEXbdoyIvt2QLoLZbhFWYdMTZbmttpeFW1CIbtuc

Esse ajuste também trás um recurso adicional para o seu Unity, você pode ajustar a opacidade das janelas ao mesmo tempo que usa o sistema, experimente abrir uma janela do Nautilus por exemplo, ou qualquer outro programa, segure a tecla “Alt” pressionada e gire o scroll do seu mouse. Você conseguirá deixar qualquer janela transparente.

Opacidade de janelas no Unity

Ajustando a opacidade do lançador do Unity e da barra superior

Para ajustar o nível de transparência das barras lateral e superior do Unity você precisa do “Unity Tweak Tool“, você encontra ele na própria Central de Programas do Ubuntu também.

Dentro do Unity Tweak Tool clique em “Lançador“.

04J73o5aBfC30n 8mXS4DEA79qKSRBDslZM1I8H9mNDg3hw63OBwGRhgs3dBCGxlecA7Iw P5ISiaYoQ6ja6a4uQtfn0pyt00Io3hnA9osPDU P1Cleg 6paQWRIkfF6Bj61N4br

Observe a imagem abaixo, basta deslizar o interruptor de nível de transparência ao seu gosto, as mudanças são instantâneas.

Nível de transparência da barra do Unity

Para ajustar a barra superior, vá para a sessão “Barra superior“.

Observe que aqui também nós temos uma barra onde você pode ajustar o nível de transparência, ajuste ao seu gosto e mais uma vez, a mudança é instantânea.

Ajustando opacidade do painel

Para finalizar, caso você queria instalar o mesmo dock que estou usando nas imagens acima, o Plank, basta seguir este tutorial, para usar o mesmo tema no sistema, basta seguir este outro tutorial.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!