NotíciasWindows

Nova atualização para o Windows 10 bloqueará a instalação de aplicativos de fora da Windows Store

A nova atualização do Windows 10 vai trazer uma série de novidades que já é conhecida pelo público, especialmente pelo programa de beta testers da empresa, mas parece que resta uma última modificação que será implementada que está causando controvérsia.

A próxima atualização do Windows está sendo chamada de “Creators Update” e trará uma funcionalidade que já é bem conhecida dos usuários de Android, o bloqueio, por padrão, de instalações de aplicações que estejam fora da Windows Store.

A ideia por traz disso é fazer com que o sistema tenha uma camada a mais de segurança e ao mesmo tempo tentar atrair mais desenvolvedores para a loja de aplicativos do Windows, a mudança deve afetar absolutamente todas as versões do Windows, desde a destinada para usuários domésticos até a Enterprise.

Os usuários que ficaram preocupados com essa questão por não poderem instalar aplicações por fora da loja podem ficar tranquilos, pelo menos por hora, pois assim como o Android, o Windows também permitirá que os Apps sejam instalados de “fontes desconhecidas”.

Windows instalando aplicações de fora da Windows Store

É engraçado pensar em um Windows que não instala aplicativos .exe dando dois cliques, não é? Apesar de aparentar ser uma mudança interessante em prol da segurança, alguns usuários empresariais não gostaram tanto da ideia.

De qualquer forma, já funciona assim no macOS também, no Android e de certa forma, nas distros Linux também (caindo mais sobre o usuário a decisão), me parece ser um passo acertado, entretanto, isso levanta também a questão do controle de qualidade para aplicações da Windows Store, pois esta será a fonte segura para a maior parte das pessoas.

Inclusive, estive pensando que se por algum motivo a Microsoft decidisse combater a pirataria, permitir apenas instalações à partir da loja seria uma forma de reduzir drasticamente, ainda que não totalmente, essa prática.

O que você acha da novidade?

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!