GamesSistemas operacionais

Novatio – Um console baseado em Linux que roda jogos de Windows!

Olha só, eu sei que parece até Clickbait esse título aí, mas parece que o projeto é esse mesmo, e é exatamente assim que o Novatio é e é isso que ele faz! Por mais absurdo que pareça! Bom, acho que devo apresentar ele melhor para você e tecer meus comentários à respeito.

Já pensou que bacana seria poder jogar todos os jogos de Linux, Windows e Android em apenas um console? Pois é, boa ideia né? Essa é ideia por traz do projeto Novatio.

Como o próprio site do projeto informa, ele não é uma Steam Machine, de origem italiana e usando um sistema operacional baseado em Linux (no Debian) chamado NovOS, ele pretende ser um console híbrido capaz de rodar os executáveis do Windows diretamente no Linux.

É nessa parte que você levanta a sobrancelha…

Rochelle desconfiada :D

Pelas informações, além do case modificado, as peças internas são normais, exceto a placa-mãe, pois nela há um chip FPGA, chip este que seria capaz de traduzir de alguma forma os arquivos .exe para algo que o Linux pudesse interpretar. Com isso funciona? Não faço a MENOR ideia.

Olhando por esta ótica, o grande “segredo” do projeto Novatio é a placa mãe que será utilizada, como eu não sou de acreditar em milagre assim, eu pesquisei pela internet à fora em busca de informações sobre o projeto, encontrei o repositório GitHub deles, que ainda está vazio, há também um vídeo explicado pelos seus criadores:

O pessoal do Navatio também iniciou uma campanha no IndieGOGO em busca de financiamento para o projeto no valor de 75 mil Euros, não sei se pela falta de marketing ou se foi porque a ideia não convenceu, mas até hoje eles não juntaram 200 Euros.

Apesar de que eu tenho uma tese sobre isso, pelo que eu consegui colher de informação (apesar de ser especulação) o pessoal do Novatio estaria brigando para poder patentear o seu chip milagroso, que é o grande diferencial do projeto, por isso da falta de informação de como ele funciona, talvez receio de que a ideia fosse roubada, não sei.

Por outro lado, sem mostrar o projeto funcionando, nem um protótipo para demonstração vai ficar difícil alguém comprar esse milagre, até porque, tirando o fato do sistema operacional ser grátis, se você não se importa em pagar o Windows, você já tem esses recursos disponíveis, inclusive games de Android através de emuladores como o NOX e o BlueStacks e até o Genymotion.

Muita coisa é impossível até que alguém vá lá e faça, mas podemos esperar para ver o que vai acontecer, até por que, acho que não temos outra opção,

O que você achou do projeto?

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!