KDE

Slimbook – Conheça o notebook oficial do projeto KDE

Eu estou vendo o projeto KDE se tornar a cada dia mais profissional e com uma visão mercadológica mais apurada até mesmo que o outro grande projeto do mundo do software livre, o Gnome, mais uma prova disso é que o KDE Project agora tem uma parceria com um fabricante de hardware para desenvolver e vender o Slimbook, um Notebook muito poderoso que segue uma linha de design do MacBook e carrega o KDE Neon como sistema operacional.

Atualmente temos dois modelos do Slimbook disponíveis para compra, um com Core i5 e outro com Core i7, ambos da sexta geração de processadores da Intel.

A Slimbook é uma empresa espanhola, assim como a BQ, que lançou o Ubuntu Phone. Pois é, parece que os espanhóis gostam de incentivar o uso de software livre! 😊

Caso você esteja pensando: “Eu nunca ouvi falar de um Slimbook antes!”

Não se sinta mal, eu estou no mesmo barco, mas observando a sua construção eu achei ele muito interessante! Ele parece um MacBook Air, não tem como discutir, mas acho que isso conta como fator positivo, já que a construção da Apple é de muita qualidade, e inclusive ele parece ser um modelo de Notebook Linux no mercado com bom tempo de estrada, visto que existem várias opções no mercado que vem com Ubuntu, Fedora, openSUSE, Antergos e agora temos um com a interface KDE, com o KDE Neon.

Pesquisando na internet eu não consegui encontrar muitos vídeos sobre ele, na verdade, se você pesquisar no YouTube existem vários vídeos mais antigos sobre modelos do Slimbook, porém, a versão com o KDE Neon ainda é rara, o único vídeo que encontrei foi esse:

Vamos pros detalhes técnicos dos dois modelos disponíveis com o KDE Neon:

– Intel i5-6200U, 2.3GHz, Turbo Boost 2.8 GHz, 2 Core 4 Threads, 3M Cache.

–  Ou este processador: Intel i7-6500U, de 2,5 GHz, Turbo Boost 3.1 GHz, 2 Core 4 Threads, 4M de cache.

O restante é padronizado neste modelo:

– Intel Graphics HD 520

– 4GB, 8GB ou 16GB de RAM DDR3

– 120GB ou 250GB ou 500GB de SSD

– Tela de 13,3 “LED 1920x1080p

– Teclado de LED com back-light

– Bluetooth 4.0

–  Placa Wireless Intel Dual Band: 3160 ou 7265 N ou 7265 AC

– 2 portas USB 3.0

– Apenas porta mini HDMI

– Leitor de cartão SD

– Bateria de lítio 6800mAH

– Peso: 1,36 kg

Ah sim! Tem tem um Tux no teclado junto com o logo do Windows, pois o modelo é vendido com Windows também, caso o consumidor queira.

Slimbook Linux

Pesquisando eu acabei encontrando um repositório no Launchpad para os Slimbooks que contém pacotes especiais de drivers para otimização da bateria e para o touchpad do Notebook, aí eu pensei: “Taí um bom exemplo de como a coisa deveria ser feita!”. Você não acha?

Apesar no Kernel Linux proporcionar um gerenciamento de bateria descente em todos os modelos de Notebook praticamente, há casos em que a coisa não funciona como deveria e ele parece um Dodge V12 consumindo recursos, obviamente isso se deve a falta de drivers disponibilizados pelo fabricante, aliado a otimização de software com hardware, não é por mágica que os MacBooks tem baterias tão duradouras, então quando se vê isso em modelos que vem com Linux de fábrica podemos ver o quando pensar um hardware para um software faz diferença e isso só se tornará mais recorrente se mais empresas começarem apoiar projetos como o KDE e outras distribuições.

Quem sabe um dia teremos mais computadores vindo com Linux de fábrica com distribuições diferentes do Ubuntu, que já existe em vários modelos de marcas até mais famosas que a Slimbook, como Dell e HP.

Ah sim! O preço!

Já estava esquecendo de comentar sobre este assunto tão importante, é… bom, o Slimbook não é o que eu chamaria de barato, ainda mais considerando que você vai ter que importar ele, o modelo com Core i5 sai por mais ou menos 730 Euros, o que na conversão “burra” dá hoje R$ 2.440.00 mais ou menos, isso sem os impostos, imagina uma taxação em cima dele de 100%, que beleza, né? Bom, a versão com i7 custa um pouco mais, cerca de 850 Euros, o que dá uns R$ 2.850,00 mais ou menos, obviamente sem impostos, só na conversão direta.

Você pode saber mais e fazer pré-compra dele aqui no site oficial.

O que você achou do projeto?

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!