GNOMEUbuntu

Ubuntu Gnome deixará de existir e se fundirá com o Ubuntu

Essa é uma notícia que era de se esperar, eu até sugeri isso no vídeo sobre o fim do Unity, mas como ainda não haviam informações oficiais eu apenas especulei, porém, agora é diferente, sabemos o que vai acontecer com ambos os projetos.

Ontem o Ubuntu 17.04 Zesty Zapus foi lançado, entretanto, seu lançamento foi completamente ofuscado pela notícia de descontinuidade do Unity, ainda assim, junto com ele todas as demais flavors da distribuição também foram lançadas simultaneamente, incluindo o que pra mim se torna a mais interessante de prestarmos atenção, o Ubuntu Gnome.

Juntamente com as notas de lançamento do Ubuntu Gnome, nós tivemos um comunicado muito relevante que nos dá a noção de como as coisas vão funcionar daqui pra frente por conta das futuras versões do Ubuntu Desktop voltarem a usar Gnome como interface padrão.

Como era de se esperar, a equipe do Ubuntu Gnome será integrada com a do Ubuntu Desktop (os remanescentes, pelo menos) e o Ubuntu Gnome deixará de existir como flavor oficial e passará a ser “o Ubuntu”.

Uma das coisas comentadas por Mark Shuttleworth, criador do Ubuntu e da Canonical, é que o Ubuntu passaria a entregar um desktop “All Gnome“, isso, como comentei em outro post, ficou ambíguo, pois será que o Ubuntu iria apenas empacotar o Gnome Shell default, assim como o Fedora faz, ou será que o Ubuntu voltaria a fazer customizações visuais como fazia na época do Gnome 2?

Eis uma grande questão, não? Até porque, identidade visual de um sistema é um ponto crucial para o marketing e branding da marca, certo? Bom, os nossos amigos e desenvolvedores do Ubuntu Gnome deram a entender que haverão sim, pequenas customizações para atribuir ao o Ubuntu, agora com Gnome, uma aparência “Ubuntu”, talvez com cores e temas e possivelmente algumas extensões.

Como você acha que o Ubuntu com Gnome deveria ser?

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!