Sistemas operacionaisUbuntu

NHSbuntu – O Ubuntu para hospitais

Uma das coisas mais interessantes sobre o mundo Linux é como os sistemas podem ser moldados para finalidades específicas, provendo inclusão digital, economia e autossustentação ao longo dos anos. Hoje você conhecerá um projeto feito para ser utilizado em hospitais chamado NHSbuntu.

Eu gosto muito da Inglaterra, é de lá que saíram a maioria das coisas que eu gosto, especialmente em sentido cultural, até mesmo no futebol, que não é algo que eu acompanho tanto hoje em dia, onde a Premiere League é o meu campeonato nacional preferido. Pink Floyd, Black Sabbath, Iron Maiden, Led Zeppelin, a lista é grande, a Inglaterra é um local ótimo para o nascimento de boas ideias, e é de lá que está chegando um novo e interessante projeto baseado em Linux.

Leia também: Hospital de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, irá adotar o Ubuntu

Um grupo de desenvolvedores britânicos criou o NHSbuntu, uma distro baseada no sistema da Canonical, que também é do Reino Unido (veja só), com o objetivo de ser o sistema ideal para ser utilizado no serviço nacional de saúde britânico, o “National Health Service”, daí o nome “NHS”. A ideia é construir uma customização do Ubuntu 16.04 LTS já com GNOME Shell como interface e com várias aplicações utilizadas neste segmento. 

NHSbuntu

Faz parte da customização um conjunto que ícones que lembra os do Windows 10, os desenvolvedores acreditam que familiaridade com ícones de pastas e do Microsoft Office vai facilitar a adoção pelos usuários dos Hospitais. Com isso é esperado que haja uma um economia de recursos em um setor tão vital, literalmente, quanto este da saúde.

Os desenvolvedores  também prepararam um vídeo para mostrar as principais características e recursos do sistema:

Se você gostou do sistema, gostaria de testar ou indicar para o sistema de saúde da sua cidade, é possível fazer o download gratuitamente através do site oficial.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!