NotíciasOpen sourceSistemas operacionaisSoftwares

WPS Office para Linux está em um hiato de desenvolvimento

Uma notícia triste para as pessoas que gostam do WPS Office como suíte Office no Linux, a versão comunitária que está disponível para a plataforma está sofrendo com a falta de desenvolvedores.

O WPS Office é uma das suítes office que mais caíram no gosto dos usuários Linux, especialmente os que migraram no Windows para “o sistema do pinguim”, isso por dois motivos específicos eu acredito. Um deles é a interface que coincide com o Microsoft Office e o segundo motivo é a boa compatibilidade com arquivos docx, xlsx (xlsxm) e pptx do mesmo.

Apesar de continuar disponível e funcionar razoavelmente bem, a versão atual do WPS tem alguns problemas como qualquer outro programa, isso não chega a ser surpreendente, mas o que deixou os usuários em alerta foi o fato do WPS Office Community Edition, que é a versão para Linux, não estar recebendo atualizações ultimamente, enquanto a versão para Windows continua a receber upgrades.

A falta de desenvolvimento foi parcialmente explicada através do Twitter em uma réplica a um usuário:

@AngryPenguinPL It’s on a halt. Needs community builds.

— WPS Office (@WPS_Office) 27 de maio de 2017

Seguindo a discussão que foi gerada no Twitter, a equipe do WPS respondeu a várias indagações sobre o futuro do do programa, dizendo que no momento eles estão focando em liberar a nova versão para Android do WPS Office, mas que podemos esperar por boas novas.

Apesar da versão para Linux de Desktop estar em um hiato de desenvolvimento, até o final do ano o WPS Office pretende abrir o código da suíte, que apesar ser algo muito provável de acontecer, ainda está sendo discutido, desta forma permitindo que a comunidade atualize o software com maior velocidade. Atualmente o WPS não tem código aberto, apesar de ser grátis.

Então apesar da preocupação, tudo deve voltar a correr bem, mas vamos ter que esperar para ver o que realmente acontecerá com o WPS para Linux, o lado interessante é que a se o código fonte realmente for aberto, várias melhorias poderão ser feitas nele pela comunidade, como o fato dele não suportar arquivos no formato aberto, em contrapartida, com o código aberto do WPS, o projeto LibreOffice poderia tirar proveito dele também para melhorar a compatibilidade com os arquivos do Microsoft Office.

Outro software que vale a pena mencionar aqui é o OnlyOffice, tenho usado ele há alguns meses para tarefas mais simples, especialmente para planilhas do Excel, e ele tem respondido muito bem a esta demanda.

Se você usa e está feliz com o WPS Office, não é necessário removê-lo do computador ou qualquer coisa do tipo, entretanto, tenha em mente que não haverão atualizações para ele em um período próximo, pelo menos até o final do ano, ou até mesmo no início de 2018.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!