Snap

Canonical cria integração dos pacotes Snap com o GitHub para facilitar a inclusão de softwares na SnapStore

Acho que o tempo em que distribuir softwares para Linux ser considerado algo mercadologicamente complicado por conta da variação entre as distribuições está deixando de existir, tudo isso graças a iniciativas como o Snap, Flatpak e AppImage.

A Canonical liberou hoje uma nova ferramenta para facilitar a vida dos desenvolvedores na distribuição de softwares para Linux através dos pacotes Snap.

A novidade pode ser acessada através do site build.snapcraft.io e permite algo muito interessante, na verdade, acabei lembrando da nova AppCenter do elementary, até certo ponto a proposta é parecida. A semelhança se deve ao fato de ser possível fazer uma “ligação direta” com o repositório do desenvolvedor do GitHub.

Sabe aqueles momentos em que uma imagem explica melhor do que qualquer palavra, bom, segue o fluxograma do “treco”:

Fluxograma de publicações Snap

Basicamente funciona assim: O desenvolvedor conecta a sua conta no GitHub com o Snapcraft e automaticamente o Snapcraft converte o código testado e enviado para o canal master do GitHub para um pacote Snap do software, ainda automaticamente o seu pacote vai para a SnapStore para poder ser instalado via Snap em qualquer distribuição Linux, sendo que o único trabalho após fazer o software em si, seria escolher para qual canal de atualização Snap o novo pacote será colocado, versão Beta, Candidato a lançamento ou versão estável.

Isso se repete automaticamente cada vez que o desenvolvedor lançar uma nova versão, a atualização chegará também aos usuários, caso algum erro aconteça, o desenvolvedor poderá voltar a versão anterior facilmente e consequentemente os usuários terão o downgrade no sistema operacional, mantendo a software utilizável.

Entenda melhor a ferramenta e começa a construir softwares em Snap através das instruções da Canonical.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!