Notícias

Em evento na China, Linus Torvalds comenta sobre o que o motiva a continuar desenvolvendo o Linux

Linus Torvalds, criador do Linux e do Git, subiu ao palco nesta semana na LinuxCon + ContainerCon + CloudOpen, em Pequim na China. Ele falou sobre a sua carreira com o Kernel Linux, sobre a popularidade do Git e de como ele vê o futuro do Linux e de seus desenvolvedores.

As entrevistas do Torvalds as vezes parecem se repetir ao longo dos eventos, talvez porque as pessoas costumam perguntas quase sempre as mesmas coisas para ele, mas no fim das contas, a gente sempre consegue extrair algo interessante. Particularmente, me inspiro na postura dele como criador de uma tecnologia tão importante quanto o Linux, Linus pode não ser a melhor pessoa para se conviver em um escritório, mas sabe se focar plenamente em um trabalho.

Torvalds estava na China para participar do evento organizado da Linux Foundation onde várias outras pessoas participaram, ele mesmo dividiu o palco com Dirk Hohndel, um dos líderes em tecnologia Open Source da VMWare.

Linus comentou que acha interessante algo que acontece no desenvolvimento do Linux e que provavelmente acontece no desenvolvimento de qualquer software de código aberto com vários anos de vida.

“Acho interessante quando um código que eu achava que era estável continua a ser melhorado. Há coisas que não tocamos em muitos anos, então vem alguém e faz melhorias, ou vem outra pessoa e cria relatórios de bugs de algo que eu pensei que ninguém mais utilizava.

Depois de 25 anos, grande parte da nossa preocupação está em suportar os inúmeros hardwares novos que são lançados a todo momento, mas há uma coisa que apenas o desenvolvimento de código aberto permite, que é alguém se importar com algo que a maior parte de nós considera banal e básico, e à partir do momento que ela se importa com isso, essa pessoa vai nos enviar um patch para melhoria do kernel em pequenos detalhes”

Quando foi indagado sobre o que o motivava, Torvalds foi enfático:

“Eu simplesmente gosto muito do que eu faço. Gosto de acordar e ter um trabalho que é tecnicamente desafiante e interessante sem ser muito estressante para que eu possa fazê-lo por longos períodos, desenvolver o Linux me faz sentir que estou realmente fazendo alguma diferença, fazendo algo significativo não só para mim.”

Linus Torvalds também comentou sobre o Git e pausas no trabalho:

“Eventualmente eu tenho dado algumas pausas no meu trabalho. As duas ou três semanas em que eu trabalhei no Git para que o projeto tivesse início são um exemplo disso, mas cada vez que eu faço uma pausa mais longa, eu acabo ficando entediado. Quando me retiro por uma semana, já estou ansioso para voltar. Eu nunca tive a sensação de que preciso de grandes férias para me sentir bem.”

Especificamente sobre o Git:

“Eu estou muito surpreso sobre como o Git se espalhou. Obviamente estou satisfeito com ele e com o fato de que tantas pessoas vejam nele uma forma adequada para desenvolvimento distribuído… 

…É curioso pensar que em certos círculos o Git é mais conhecido do que o próprio Linux, talvez dê-se ao fato da própria natureza do Linux, é uma camada escondida. Muitas vezes você está ali com um Android na mão rodando Linux, mas você não reflete sobre isso, com o Git é diferente, quando você está usando o Git você sabe que está usando Git.”

Você pode ver a entrevista de Linus Torvalds na íntegra em inglês logo abaixo:

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!