Linux MintSistemas operacionais

Desenvolvedores informam mais duas novidades que virão no Linux Mint 18.3

Com previsão de lançamento para o final do ano, em meados de Dezembro, o projeto Linux Mint continua lapidando seus recursos e especialmente a interface Cinnamon. Os desenvolvedores comentaram sobre mais dois detalhes que deverão mudar para a versão 18.3, que deve ser a última antes da versão 19.

Os desenvolvedores do Linux Mint fizeram o seu report do mês de Agosto informando as novidades trabalhadas no sistema para a próxima atualização, o Linux Mint 18.3.

Nova ferramenta de Backup

O Linux Mint já traz consigo uma ferramenta de Backup há muitos anos, no entanto, a mesma deve receber uma repaginada. Abaixo você vê um print da versão que temos atualmente no Linux Mint 18.2:

Ferramenta de BackUp do Linux MInt

A versão nova deve ficar mais ou menos assim:

Nova ferramenta de Backup do Linux Mint

O funcionamento deve se manter o mesmo, apenas o design e a tecnologia utilizada será atualizada, como a versão do GTK utilizada por exemplo. 

Eu acho “backup” algo extremamente importante! Dificilmente eu vá encontrar alguém que discorde mim sobre isso, mas particularmente desconheço alguém que realmente utilize ferramentas deste tipo para fazer as suas cópias de segurança, se houvesse algum tipo de sincronia com a nuvem ou algo do tipo, faria mais sentido na minha opinião.

É sempre bom ver o sistema evoluindo e se lapidando, afinal, detalhes são importantes, mas espero que o tempo dispensado em ajustar essa ferramenta não faça falta na hora de trabalhar em outras características mais cruciais e de utilidade muito mais comuns, como por exemplo, a configuração dos formatos de data e hora no Cinnamon, que ainda requer um ajuste manual quando se quer alterar o formato de uma forma específica.

Novas barras de progresso

A outra novidade vem de – nas palavras dos próprios desenvolvedores – uma inspiração no Windows 7. As tradicionais barras de progresso que a Microsoft implementou na interface do Windows 7 e que mostram a evolução de alguma atividade, como a cópia de um arquivo no Windows Explorer, servirá de modelo para este novo recurso no Linux Mint 18.3 Cinnamon.

Linux MInt Barra de progresso

Essa feature só estará disponível (de momento) para algumas aplicações, como atividades com arquivos no Nemo (copiar, colar, mover, etc.), na formatação de pen drives, no criador de discos de inicialização, na Central de Aplicativos, no Gerenciador de Drivers e na ferramenta de Backup, comentada no tópico anterior.

“Na minha opinião poderia copiar também a forma com que o Windows gerencia as janelas abertas. Só tô dizendo…”

Estas não são as únicas novidades!

É claro que isso não é tudo, muita coisa ainda deve chegar ao longo do tempo, temos alguns meses ainda até Dezembro chegar. 

Dentre as coisas que já sabemos que vão mudar, algumas foram anunciadas ainda no mês passado. Os desenvolvedores já haviam informado que haverá uma renovação no visual da Central de Aplicativos no Linux Mint, além disso, a quantidade de programas pré-instalados ficará um pouco menor, com a saída de dois aplicativos que atualmente são padrões (e o são há vários anos), o Mint Upload, uma ferramenta para conexão FTP (nunca vi ninguém utilizando) e o Mint Nanny, este um pouco mais útil sob a minha ótica, que permite o bloqueio de domínios para que eles não sejam acessados. Mesmo fora da instalação padrão, ambos poderão ser instalados pela Central de Aplicativos, pois continuarão nos repositórios da distro.

Estas são as novidades do Linux Mint 18.3 por hora, para ficar sempre por dentro das novidades fique de olho aqui no blog e também no canal, especialmente nos DROPS.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!