Games

Angry Animals, a versão livre do Angry Birds

Co­nhece o Angry Birds? Gosta desse jogo? Então este ar­tigo é para si!

Angry Animals, a versão livre do Angry Birds

Este ar­tigo apre­senta um clone do ori­ginal Angry Birds, que tem a grande van­tagem de ser livre. Esse clone tem o nome de Angry Ani­mals e é um jogo ex­tre­ma­mente pa­re­cido com o ori­ginal, ou seja, um quebra-ca­beças.

O con­texto do Angry Ani­mals, muito à se­me­lhança do Angry Birds, é muito sim­ples e passa por uti­lizar uma fisga que lança ani­mais contra uns ali­a­ní­genas que in­va­diram a terra. O ob­je­tivo é des­truir as es­tru­turas em que esses “es­tran­geiros” se en­con­tram.

Angry Animals

Apesar do Ubun­tued estar a de­dicar este ar­tigo para este jogo, na ver­dade, este jogo não foi es­crito para ser uti­li­zado es­pe­ci­fi­ca­mente no Ubuntu. Na ver­dade, este jogo foi es­crito em Flash e es­tava dis­po­nível ori­gi­nal­mente no site Funny­Games.

O que acon­teceu foi sim­ples­mente um em­pa­co­ta­mento do jogo de forma a ser pos­sível jogá-lo sem pre­cisar de uti­lizar nem a In­ternet, nem um browser.

Angry Animals

No en­tanto, apesar deste sim­ples jogo ser uma pe­quena apli­cação Flash, como é um clone do po­pu­la­rís­simo jogo Angry Birds, não podia ser dei­xado de parte. Para os uti­li­za­dores que não sabem que jogo é o Angry Birds, ele sim­ples­mente foi con­si­de­rado um dos me­lhores jogos de 2010. Foi trans­fe­rido cerca de 50 mi­lhões de vezes, sendo ca­rac­te­ri­zado como um jogo tra­di­ci­onal mas mo­derno.

Como o Angry Birds é um jogo pro­pri­e­tário, não livre, então Vladyslav Kulyk e An­drey Po­mazan re­sol­veram criar uma versão ex­tre­ma­mente se­me­lhante cha­mada Angry Ani­mals. Assim, qual­quer uti­li­zador po­derá jogar um quebra-ca­beças ex­tra­or­di­na­ri­a­mente vi­ci­ante de uma forma livre.

Angry Animals no Ubuntu

INS­TA­LAÇÃO DO ANGRY ANI­MALS

Tal como re­fe­rido, o jogo Angry Ani­mals não é um jogo comum nem uma apli­cação comum em que basta ins­talar através de um fi­cheiro de ins­ta­lação .deb. Assim, o mé­todo de ins­ta­lação é um pouco di­fe­rente do normal, no en­tanto, bas­tante sim­ples caso siga os passos ex­pli­cados neste ar­tigo.

Existe duas hi­pó­teses de ins­ta­lação do jogo, uma através do ter­minal, que re­co­mendo vi­va­mente, uma al­ter­na­tiva através de ja­nelas.

Angry Animals

INS­TA­LAÇÃO VIA TER­MINAL

O modo de ins­ta­lação que re­co­mendo, via ter­minal, é ex­tre­ma­mente sim­ples e basta abrir a con­sola e ir co­pi­ando o que é re­fe­rido nesta secção. Assim, co­mece por abrir o ter­minal e, caso de­seje, na­vegue para uma pasta onde vai guardar o jogo. No meu caso (ver vídeo abaixo), es­colhi guardar logo na Pasta Pes­soal.

Pos­te­ri­or­mente, de­verá co­piar o co­mando se­guinte que ba­si­ca­mente fará down­load do jogo para a pasta onde você se en­contra (caso não tenha mu­dado de pasta, quando abre ter­minal você en­contra-se na Pasta Pes­soal):

wget http://​sourceforge.​net/​projects/​linuxfreedomfor/​files/​Mix/​angryanimals.​tar.​gz

Quando o pro­cesso de trans­fe­rência con­cluir, de­verá co­piar o co­mando se­guinte para des­com­pactar o fi­cheiro trans­fe­rido e eli­minar o fi­cheiro logo de se­guida:

tar zxvf angryanimals.​tar.​gz && rm angryanimals.​tar.​gz

Na prá­tica, neste mo­mento, o jogo está ins­ta­lado. Assim, sempre que quiser jogar de­verá fazer o se­guinte, ou seja, de­verá en­trar na pasta re­sul­tante da ex­tração es­cre­vendo o se­guinte no ter­minal:

cd an­grya­ni­mals/

Por fim, para jogar bas­tará es­crever o co­mando se­guinte no ter­minal e ele ar­ran­cará:

./flash­player angryanimals.​swf

INS­TA­LAÇÃO VIA AM­BI­ENTE GRÁ­FICO

Al­ter­na­ti­va­mente ao pro­cesso an­te­rior, po­derá pro­ceder ao que é ex­pli­cado nesta secção para ins­talar o jogo. Assim, co­mece por fazer down­load do fi­cheiro se­guinte:

angryanimals.​tar.​gz

De­pois de trans­fe­rido o fi­cheiro, na­vegue até à pasta onde ele se en­contra, clique com a tecla da di­reita domouse em cima dele e es­colha a opção “Ex­trair aqui”.

A extrair o ficheiro transferido

Será criada uma pasta que tem o jogo. Ou seja, neste ponto, o jogo já está ins­ta­lado. Assim, para jogar, basta en­trar na pasta e dar duplo clique no fi­cheiro “flash­player” para abrir o re­pro­dutor de apli­ca­ções Flash.

Abra o ficheiro flashplayer

Quando o re­pro­dutor es­tiver aberto, na­vegue pelo menu Ar­quivo→Abrir e se­lec­cione o fi­cheiro “angryanimals.​swf” que se en­contra na mesma pasta. O jogo será ini­ciado ime­di­a­ta­mente.

A abrir o jogo Angry Animals

CRIE UM ATALHO PARA O ANGRY ANI­MALS!

Como já deve ter re­pa­rado, tanto um pro­ce­di­mento como outro levam a um ar­ranque do jogo um pouco di­fícil, ou, me­lhor, não tão sim­ples quanto se­le­ci­onar o jogo num menu e ar­rancar com o jogo.

Sendo assim, é re­co­men­dável que crie um atalho para ini­ciar o jogo. In­fe­liz­mente, neste caso, a cri­ação do atalho também não é o mais sim­ples que há, por isso re­co­menda-se al­guma atenção ao que é re­fe­rido a se­guir. Para criar um atalho no menu, re­co­mendo que, antes de mais, veja este ar­tigo para saber como fun­ciona o pro­ce­di­mento:

Como adi­ci­onar um atalho ao Menu do Ubuntu

A criar atalho para o Angry Animals

Tendo em conta esse pro­ce­di­mento, de­verá pre­en­cher os três campos da cri­ação dos ata­lhos da se­guinte ma­neira:

  • Tipo: Como é um exe­cu­tável, então é do tipo “Apli­cação”
  • Nome: Neste campo de­verá pôr o nome do jogo, ou seja, “Angry Ani­mals”
  • Co­mando: É neste campo que re­side al­guma di­fi­cul­dade na cri­ação do atalho.
    • De­verá clicar no botão “Na­vegar” e se­lec­ci­onar o fi­cheiro “flash­player” que se en­contra na pasta re­sul­tante da ex­tracção.
    • Ao clicar no botão abrir, o campo “Co­mando” será au­to­ma­ti­ca­mente pre­en­chido com o ca­minho ab­so­luto para o fi­cheiro “flash­player”. De­verá co­piar todo esse ca­minho e pôr de se­guida a ele, subs­ti­tuindo o nome do fi­cheiro por “angryanimals.​swf”.
    • Por exemplo, caso o campo “Co­mando” ti­vesse sido pre­en­chido com este ca­minho:
      /home/claudio/an­grya­ni­mals/flash­player
      Então de­veria trans­formá-lo no se­guinte:
      /home/claudio/an­grya­ni­mals/flash­player /home/claudio/an­grya­ni­mals/angryanimals.​swf
  • Co­men­tário: Este campo é me­ra­mente in­for­ma­tivo, po­derá es­crever o se­guinte: “Clone do Angry Birds”
  • Ícone: Pode também de­finir o ícone do jogo, para tal clique no botão à di­reita da ja­nela de cri­ação do atalho e adi­cione por exemplo esta imagem à di­reita.

De resto, todo o pro­cesso é exa­ta­mente igual ao que é des­crito no ar­tigo re­fe­rido.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!