CONHEÇA 0 A. D.: UM RTS OPEN SOURCE E MULTI PLATAFORMA
Open sourceSoftwares

CONHEÇA 0 A. D.: UM RTS OPEN SOURCE E MULTI PLATAFORMA

0 (zero) A. D. é um jogo multi-plataforma e open source em desenvolvimento pela Wildfire Games, uma empresa indie de software livre. O game é muito parecido com o já consagrado Age of Empires, ou seja, um jogo de estratégia (também chamado de RTS) onde você escolhe um civilização, treina, monta seu exército e parte para batalha!

Age of Empires agora tem um rival open source

O game está em desenvolvimento e atualmente está na décima versão alpha, que é uma versão bem inicial de testes, e por este motivo é normal que ocorram alguns bugs e que nem todos os recursos estejam liberados/criados.

Mesmo ainda em desenvolvimento, 0 (zero) A.D. ganhou alguns prêmios de jogos indie open-source, como o prêmio de jogo do mês no site SourceForge.

VAMOS CONHECER MAIS SOBRE 0 A. D.?

O jogo se passa entre 500 A.C. e D.C. e possui as civilizações Persas, Romanos, Cartagineses, Helênicos (Espartanos, Atenienses e Macedônios) e Celtas. O soldados podem desenvolver os serviços dos relativos aldeões do Age of Empires, tornando-os mais versáteis. Com a experiência ganha, soldados evoluem e trocam de nível automaticamente.

0 A.D.: gráficos interessantes para uma versão alpha

Pense bem as suas estratégias

Um outro grande foco do jogo será nas batalhas navais. Os navios terão diferentes tamanhos ao ponto de pode capturar navios inimigos. E o mais legal disso tudo é que os mapas são baseados onde as civilizações realmente viveram no oriente!

INSTALANDO O GAME O A.D. NO UBUNTU

VIA TERMINAL

A instalação via terminal, pra variar, é uma brisa. Basta copiar os comandos abaixo e cola-los no terminal:

sudo add-apt-repository ppa:wfg/0ad && sudo apt-get update && sudo apt-get install 0ad

Com o jogo instalado, divirta-se destroçando algumas civilizações 🙂

VIA INTERFACE GRÁFICA

Não gosta de usar o terminal? Acha ele um monstro de sete cabeças? Sem problemas. Como dito anteriormente, todos os nossos tutoriais ensinarão como fazer a instalação usando a interface gráfica também. Os tutoriais antigos serão reescritos e terão essa opção em breve.

Comece copiando a linha abaixo, que contem informações sobre o repositório PPA do jogo em questão:

ppa:wfg/0ad

Com isso feito, clique na engrenagem no canto superior direito da sua tele e depois em Atualizações > Cofigurações, como mostrado na imagem abaixo:

Vá até Atualizações Disponíveis > Cofigurações.

Feito isso, selecione a aba Outro software > Adicionar e cole o comando que você copiou no primeiro passo.

Selecione a aba Outro software > Adicionar e cole a linha que copiou.

Ainda no Gerenciador de atualizações, clique em Verificar para atualizar os repositórios disponíveis no sistema.

No Gerenciador de atualizações, clique em Verificar .

Feche o Gerenciador de atualizações e abra a Central de Programas do Ubuntu. Busque por 0 A. D., selecione o aplicativo e mande instalar. Smples, né!?

Vários oponentes na tela em 0 A.D.: diversão garantida (:

O que acharam do jogo? Gostaram ou não chegaram a testar ainda? Quais suas civilizações favoritas? Deixem seus comentários e compartilhem suas dicas sobre o jogo! (:

Fonte

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!