Por quê você ainda usa o Windows XP? - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo

Responsive Ad Slot

Por quê você ainda usa o Windows XP?

quarta-feira, 20 de junho de 2012

/ por Dionatan Simioni


Porque???
O Microsoft Windows XP, nascido em 2001 ( caramba!!!) no mês de outubro para ser mais específicos trouxe muita inovação no mercado para a época. Um design mais atrativo perto do seus antecessores e mesmo tendo como padrão o tão criticado Internet Explorer 6 ele sempre foi visto com bons olhos, um sistema veloz e mais solido.


Porém, tudo na vida tem um ciclo, e com o "Xispêzinho" não seria diferente, a Microsoft já anunciou que em Abril de 2014 o suporte ao Windows XP acaba, não haverão mais atualizações de segurança, e mesmo os programas serão ( já são) desenvolvidos para softwares mais novos.
O fim está próximo é hora de você partir para um novo sistema operacional.






O fim do suporte dado pela Microsoft é determinante para que uma série de problemas comece a surgir com mais frequência no Windows XP. Atualizações de segurança, por exemplo, não estarão mais disponíveis, algo capaz de comprometer os dados do seu computador.



Pacotes de melhorias e compatibilidade, além dos drivers, também não vão mais aparecer. Que tal comprar um novo mouse wireless e não poder utilizá-lo? No caso de empresas, esses problemas podem ser ainda maiores, pois, além de o sistema ultrapassado atrapalhar a produtividade dos empregados, os bancos de dados da companhia estarão sempre à mercê dos riscos e brechas de segurança.
Isso inclusive já é de conhecimento público, uma vez que várias pesquisas apontam o Windows 7 como sendo comprovadamente mais seguro que o seu irmão mais velho, como esse relatório da própria Microsoft foi capaz de mostrar ( o Ubuntu então nem se fala!)


Depois que você se recuperou do grande trauma que foi perder seu Windows XP, é hora de pensar em qual sistema você vai utilizar daqui para a frente.
E é agora que eu vou tentar lhe dar algumas boas opções.
Em primeiro lugar você tem que pensar qual o seu uso do computador, para que ele serve para você para depois escolher o seu sistema.


Algumas opções:


Windows 7:



Windows 8:





Mac OS: 





Linux Mint:







Ubuntu ( claro) :







Não largo por nada!

Bem, se você é fiel até o fim e não quer abandonar o Windows XP de jeito nenhum, saiba que a Microsoft não vai “proibir” ninguém de utilizar o SO. Caso você tenha que reinstalar o sistema, por exemplo, a ativação continuará funcionando normalmente.
Além disso, para os mais otimistas, existem chances de a falta de atualizações não fazer tanta diferença assim, pelo menos no que diz respeito às brechas de segurança. O pensamento é: em 2014, poucos malwares serão desenvolvidos exatamente para o XP. E, depois de cerca de 12 anos de suporte, não é possível que a Microsoft tenha deixado algo relevante passar.
Em relação ao Linux, pode ser uma ótima oportunidade de alavancar de vez o sistema, as ultimas versões LTS do Ubuntu e Mint estão exelentes e o Ubuntu ( Minha distro) definitivamente é capaz de suportar o uso em grandes corporações sem deixar nada a desejar e para o usuário doméstico também (por que não?)
.....
E você, ainda utiliza o Windows XP? Concorda com a Microsoft e acha que chegou a hora de ele se aposentar ou acredita que o sistema operacional ainda tem muito combustível para queimar?
Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo