Editorial

Coisas que você precisa saber para fazer compras online

O assunto não é novo – o e-commerce nasceu junto da popularização da internet – mas ainda gera muitas dúvidas. Com a ascenção da classe média brasileira a internet atingiu milhares de novos usuários no país, os quais se deparam com muitas novidades – e golpes.

Independentemente se você é ou não um novo usuário de internet, se possui dúvidas sobre como comprar na internet, ou se é seguro comprar pela internet, talvez esse “guia” posso te ajudar. 

Tipos de venda na internet

Hoje temos diversos tipos de vendas o acontecendo na internet. As mais antigas são as:

Lojas virtuais

Possuem um padrão parecido com o mundo real, onde a empresa tem ou não loja física, mas possui uma sede, um estoque, e disponibilidade de seus produtos. Essas lojas compram algo dos fornecedores, armazenam e entregam para os clientes, tal qual uma loja real. Isso é um fator importante para diferencia-las dos:

Intermediadores

Esse ramo surgiu há pouco tempo (cerca de 3 anos) com o boom dos sites de venda chineses. Aproveitando-se da facilidade de se negociar com os distribuidores chineses, empresas surgiram no Brasil para fazer o papel de atravessadores. Para entender bem como isso funciona, tentarei resumir:

Os site chineses como a Deal Extreme, vendem tanto no atacado quanto no varejo. Portanto há duas opções, ou um atravessador compra um grande lote de produtos e ganha descontos e importa para o país, ou apenas manda para o endereço de um comprador brasileiro, usando seus dados.

Em resumo nessa segunda opção, o atravessador apenas faz o serviço de comprar o produto para o consumidor, caso dos famosos compredachina.com.br, entre outros. O brasileiro entra no site, escolhe seu produto (normalmente celulares) e preenche um cadastro completo. Um empregado do site pega esses dados, cadastro o cliente diretamente no site chinês, com endereço de entrega e tudo, e paga com um cartão próprio. O consumidor nesse caso para para o site intermediador, com um cartão internacional ou boleto bancário.

Ok, o sistema parece bom, e é de verdade? Depende. A margem de lucro desses sites costuma ser alta. Qualquer brasileiro que possua um cartão internacional deve comprar diretamente seu produto de sites com o da Deal. Isso porque o atravessador não oferece nenhuma garantia real no produto. Mesmo os 90 dias oferecidos são os mesmos do distribuidor, portanto o consumidor que já pagou mais caro por seu produto será o responsável em enviar para a China (arcando com os custos de envio) seu produto com defeito ou que chegou trocado. Nesse caso não há vantagens.

As vantagens aparecem nos casos de quem não tem cartão internacional e que não podem ter, por estar com nome sujo na praça ou outros motivos. Outra vantagem seria a que esses site parcelam suas vendas, enquanto os chineses não.

A “sorte” que acompanha esses serviços é o ótimo serviço prestado pelos chineses, pois há cerca de 4 anos comprando da Deal, em mais de 30 compras diferentes, nunca tive quaisquer problemas, a não ser pela baixa qualidade de alguns produtos (o que é normal e já sabia quando estava comprando).

Agregadores de vendedores (ou sites de vendas)

Se não entendeu o nome basta saber: é o mercado livre e o e-Bay (dono do Mercado Livre). São os mais famosos, mas existem muitos outros que estão crescendo. O serviço prestado é simples em teoria: é uma página de classificados, onde qualquer um (dentro de várias regras) pode anunciar e comprar o que quiser.

Tais sites servem para dar um espaço para lojas pequenas e pequenos vendedores anunciarem seus produtos de forma rápida e fácil, pagando uma comissão apenas nas vendas ou taxas em anúncios maiores e mais elaborados.

Portanto não se pode tecer uma crítica geral a nenhum desses serviços. A qualidade das negociações irá depender primeiramente dos envolvidos: você e o vendedor. O papel deles entra em garantir determinadas vendas contra fraudes. Para isso existem serviços como o Mercado Pago, onde o vendedor recebe seu pagamento após sua confirmação da chegada do mesmo.

Aqui há espaço tanto para vendedores mal intencionados quanto compradores sujos. Porém o Mercado Livre está nesse mercado há quase 15 anos, o que acaba gerando confiança, principalmente na hora de recorrer em casos de problemas. As regras são rígidas, e os vendedores sempre têm que atualizar seus dados e comprovar os mesmos (na medida do possível).

Para não se dar mal aqui, sempre observe os comentários dos outros compradores e as qualificações dos vendedores – em ambos os serviços existem os vendedores premium, que cobram mais caro por seus produtos mais lutam com unhas e dentes para prestar o melhor serviço possível para não perder o posto.

Vendas coletivas

Mais um serviço recente e muito bem pensado. Visa convencer lojas e prestadores de serviços a darem enormes descontos em casos específicos, como a reunião de um número x de pessoas. Hoje diversos setores utilizam do serviço, principalmente hotéis, operadoras de turismo e  restaurantes. O desconto é às vezes muito grande e real, onde o consumidor economiza e muito. Porém, em uma grande parte das vezes, é pura enganação. Portanto mais uma vez: pesquise antes de comprar. O contador de tempo para fechar a oferta está lá para isso, te fazer comprar o mais rápido possível sem pensar muito nas consequências ou vantagens reais.

Nesses casos nunca se esqueça da velha e verdadeira máxima “o barato sai caro”. Muitas pessoas compram na ânsia do desconto reservas de hotel e viagens, e chegando perto da data descobrem que não poderão de fato ir, perdendo todo o valor pago.

As compras internacionais

O jeito de se conseguir itens raros e produtos normais mais baratos é comprando de outros países. No quesito eletrônicos “similares”, tablets ou celulares sem marcas famosas, a China é a melhor opção. Nos sites chineses como o Deal Extreme pode-se comprar praticamente tudo. São peças para computadores, brinquedos, lembranças, aeromodelos, produtos para cozinhas, lasers potentes, video games, acessórios… é um sem número de itens.

Para produtos de marcas famosas, esqueça os sites chineses, principalmente em se tratando de roupas ou perfumes. O e-bay é o melhor site no quesito. Ele reúne milhares de vendedores das mais diversas partes do mundo que buscam negociar seus produtos.

Os impostos nas vendas internacionais

Qualquer compra internacional está sujeita a tributação. Quando o produto chega ao Brasil pelo serviço de correspondências, passa obrigatoriamente por um raio-x e conferência do valor declarado na embalagem. Dois fatores são levados em conta, o principal é se você está comprando o produto de uma loja. Se a resposta for sim, você (por lei) deve ser taxado em mais 60% sobre o valor pago, seja ele qual for (p. ex. um perfume que vem declarado com o valor de 100 dólares, você precisará desembolsar mais 60 dólares na hora de retirar das agências dos correios).

A segunda hipótese é se produto ser mandado por uma pessoa do exterior (um amigo que comprou em uma loja ou um vendedor comum). Nesses casos a Receita Federal não irá taxar seu produto, desde que o valor dele não ultrapasse o máximo de 50 dólares. Se ultrapassar, os 60% serão cobrados sobre o valor integral, e não sobre a diferença de preço acima do máximo.

Em ambos os casos, caso seja taxado, o produto não chegará na porta da sua casa. O que chegará será um aviso sobre o montante a ser pago e o endereço da agência dos correios para retirar. Em casos de cobrança indevida ou incorreta, o consumidor poderá encaminhar novamente o produto junto de uma apelação escrita, pedindo e comprovando o direito de desconto no valor cobrado. É um processo frustrante, demorado, mas que acaba dando resultado na maioria das vezes.

compras_pela_internet

Fraude no valor declarado

Um “segredo” utilizado por lojas e vendedores no exterior é o de retirar o nome da loja da embalagem (a Deal Extreme faz isso somente quando se pede na hora da compra) e ainda reduzir o valor declarado. Fazendo isso, tenta-se ludibriar a fiscalização, o que faz com que o produto muitos vezes, mesmo valendo mais de 50 dólares, passe sem os impostos devidos.

A prática pode dar tanto bons frutos (economia de dinheiro) como péssimos frutos: caso o fiscal desconfie de uma fraude, irá cobrar impostos sobre o valor daquele produto tabelado. Sabe o que isso quer dizer? Que aquele tênis maravilhoso que você pagou 150 reais via internet nos EUA, poderá ser taxado sobre os mais de 400 que é vendido aqui, gerando uma cobrança de 240 reais de impostos. Se bem que no exemplo dado ainda sairia mais barato, mas não tanto.

Não entrarei no mérito de se o imposto é ou não justo, se é ou não um abuso. Muito provavelmente o seja, mas também é medida para proteger o comércio local brasileiro (e garantir que as lojas reais continuem pagando enormes impostos…)

Os golpes

Se você usa e-mail, está mais do que careca de saber que existem muitos trambiqueiros na internet, pessoas mal intencionadas que buscam ludibriar pessoas que pela ingenuidade acreditam em golpes, falsos avisos de bancos. No mundo das compras online não é diferente. Sempre vai haver alguém tentando te enganar, seja em um site suspeito ou mesmo pelo mercado livre. 

O que vai te livrar de incômodos quando resolver comprar algo é desconfiar, pesquisar, para só depois efetuar a compra. 

Dicas para fugir de golpistas

1º Quando encontrar um anúncio na internet de algo que lhe interesse, acesse o site do anunciante e imediatamente faça uma pesquisa no Google, p. ex. ” digite o nome do site é confiável?”. Imediatamente devem surgir resultados com comentários de compradores, ou de perguntas semelhantes à que você acaba de realizar.

Caso não apareça absolutamente nada, o site que está anunciando é novo, recente, e pode ser uma fraude. Prefira sempre sites que já estão firmados no mercado e tem um nome a zelar.

2º Veja qual é o tipo de venda que o site realiza. Como explicado acima, hoje existem intermediadores, sites de vendas diretas (lojas virtuais), e agregadores de venda, fora os sites de compra coletivas. Saber a diferença e identificar a maneira como o produto será entregue é o básico para evitar posteriores danos e dor de cabeça.

3º Em compras internacionais sempre leve em conta o fator imposto para calcular o valor do produto. Não existe milagre na internet, o único jeito de um produto custar MUITO menos do que custa no Brasil, é ser comprado do exterior e não ser taxado pela Receita Federal. 

4º Em sites como o Mercado Livre, sempre que possível, compre de vendedores premium, com pouca ou nenhuma qualificação negativa.

Sites que permitem comentários sobre os produtos e entregas

Hoje é padrão no ramo permitir que cada comprador comente sobre a compra e o produto em si. Isso é muito importante, principalmente nos sites agregadores de vendas, onde o vendedor e o produto geralmente são de qualidade desconhecida.

Qualidade dos produtos vendidos

Mais uma vez não se pode generalizar nesse fator. Tudo vai depender de onde comprar, de quem comprar, quanto vai pagar e outros fatores. Produtos de origem chinesa, como cópias de originais tendem a ter qualidade inferior (acompanhados por seus preços). Repito “MILAGRES NÃO EXISTEM”. Então se encontrar um perfume Pacco Rabanne One Million de 100ml por 25 reais na internet ELE NÃO SERÁ ORIGINAL. No máximo uma cópia de qualidade duvidosa. 

Vale à pena comprar pela internet hoje?

Mais uma pergunta relativa, mas no geral sim. Livros podem ser encontrados em promoções malucas em site como o submarino, em preços nunca praticados pelas livrarias. Quando se compra em quantidade ganha-se o frete muitas vezes. Roupas e calçados em sites nacionais, salvo os em promoção, ainda costumas custar mais caro, em casos como o da NetShoes. Aqui fica pela comodidade e falta de tempo de ir à uma loja real comprar.

Vale lembrar que comprar pela internet não pode ser uma coisa pensada apenas na economia. A venda online não existe para tentar acabar com as lojas reais. Muitos sites e vendedores focam no inédito e exclusivo. Pela internet pode-se hoje comprar uma infinidade de coisas que aqui não existem e que muitas vezes nunca existirão. São livros, jornais e revistas internacionais (livres de impostos), jogos de video games raros, aparelhos eletrônicos, peças para computadores que irão demorar para chegar ao Brasil e muitos outros.

Fonte

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!