Números de celulares brasileiros passarão a ter 9 dígitos - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo

Responsive Ad Slot

Números de celulares brasileiros passarão a ter 9 dígitos

Celulares de São Paulo agora terão 9 dígitos, quanto tempo demorará para isso atingir outros estados?

sábado, 28 de julho de 2012

/ por Dionatan Simioni

Mais um dígito chegando. A Anatel fez uma coletiva de imprensa na tarde de hoje para tirar dúvidas relacionadas à adição do 9 na frente de todos os celulares do DDD 11 a partir de domingo (29). Conforme adiantamos, há algumas ferramentas que ajudam o dono do aparelho a modificar rapidamente todos os contatos com o nono dígito. Entretanto, ainda há gente com dúvida sobre o motivo da mudança. Vamos esclarecer.
A região de DDD 11 comporta São Paulo e mais 63 cidades. A Anatel calcula que há 44 milhões de combinações possível para os números iniciados por 9, 8, 7 e 6. Desse total, 42 milhões foram distribuídos para as operadoras e podem ser adicionados à rede a qualquer momento. Os demais 2 milhões restantes, que ainda não foram atribuídos a um usuário, durariam cerca de 7 meses antes de esgotar completamente as combinações.
A adição do nono dígito absorve todos os números de celular — com exceção daqueles que funcionam na rede da Nextel, considerados rádios ou SME — e permite mais combinações. Por exemplo, 8088-8888 já existia e passa a ser 98088-8888. Por sua vez, 92222-2222 não existia antes  e passa a ser uma combinação possível para celular. Haverá 90 milhões de combinações possíveis com a adição do nono dígito.



Há prazos distintos para o período de interceptação, no qual a mensagem sonora vai tocar: 8 a 17 de agosto para chamadas de longa distância originadas fora do estado de São Paulo; 8 a 27 de agosto para chamadas de longa distância originadas dentro do estado; e 8 de agosto a 16 de outubro para chamadas locais.Consumidores que telefonarem para o número antigo de oito dígitos serão redirecionados para o novo até 8 de agosto. A partir desse dia as operadoras devem interceptar as chamadas e avisar que o número mudou. Cada operadora fica livre para redirecionar ou não a chamada para o novo número depois de tocar o aviso sonoro. Assinantes não pagam para ouvir o aviso.
Enviar SMS pode ficar um pouco mais complicado. Durante o período de duplo convívio a mensagem chegará normalmente para o novo número com nove dígitos. Em 8 de agosto entra no período de interceptação. Um gerente da Anatel me explicou que as operadoras devem retornar o SMS avisando que a forma de entrar em contato por mensagem de texto mudou. A agência sublinha que uma grande campanha está sendo feita pelas operadoras, tanto na mídia como pelos canais próprios, para avisar sobre o nono dígito.
Os telefones fixos de São Paulo (DDD 11) continuam com oito dígitos. A Anatel determina que a adoção de nove dígitos deve continuar por uma questão de padronização nacional.

Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo