Suposto App da Anatel é usado para Golpe, cuidado. - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo

Responsive Ad Slot

Suposto App da Anatel é usado para Golpe, cuidado.

Cuidado com os Crackers

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

/ por Dionatan Simioni

 Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou nesta terça-feira (21) que mensagens falsas usando o nome do órgão estão circulando na internet. De acordo com a Anatel, o golpe se aproveita da implementação do nono dígito nos telefones celulares com DDD 11 para  tentar roubar dados de usuários. 
Anatel
O e-mail falso leva o logotipo da Agência e das quatro maiores operadoras de celular do país (TIM, Vivo, Oi e Claro). A mensagem fala sobre a disponibilização de um suposto aplicativo oficial que adiciona automaticamente o dígito nove à frente dos números de telefone que estão na lista de contatos do usuário. A mensagem do e-mail é a seguinte:

“Caro Consumidor.
A Anatel (Agência nacional de telecomunicações) informa a disponibilidade para download do aplicativo para atualizar a sua lista de contatos que tiveram adicionados +1 dígito, veja abaixo as operadoras que estão disponíveis.
Para atualizar a sua agenda de contatos do seu celular basta baixar o aplicativo e efetuar o cadastro no seu computador.”
O maior risco do e-mail está no anexo com o suposto aplicativo. De acordo com a Anatel, o arquivo em anexo não deve ser baixado em hipótese alguma. Ele pode causar danos ao computador e ser usado para roubo de informações confidenciais (como senhas de e-mail e contas de internet banking).

O que fazer ao receber um e-mail que diz ser da Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações afirma que não envia e-mails não solicitados ao usuário. Sendo assim, todas as mensagens enviadas em nome da Anatel devem ser apagadas imediatamente da caixa de mensagens.


Fique por dentro de tudo o que acontece no Diolinux...


Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo