AndroidTutoriais

Economize bateria no Android sem instalar nenhum programa

Os smartphones que rodam Android são consumidores ávidos de bateria. No entanto, é possível diminuir o consumo de recursos e garantir algumas horas extras de utilização sem precisar instalar aplicativos de gerenciamento. Sabendo disso, o TechTudo preparou uma lista com 15 passos simples, mas que, no fim das contas, vão gerar economia no consumo de bateria do seu smartphone. Veja abaixo:

Só ative Wi-Fi, GPS e Bluetooth quando precisar

Passo 1. Desative Wi-Fi, GPS e Bluetooth de seus aparelhos. Quando não está conectado a uma rede Wi-Fi, o celular realiza buscas por novas redes o tempo todo, gerando consumo desnecessário de bateria. O mesmo vale para o Bluetooth. Já o GPS só deve ser ativado quando for útil para algum aplicativo, como o Google Maps.

Passo 2. Desative o “Fast dormancy” do seu aparelho. A tecnologia mantem o seu smartphone Android em um estado intermediário entre atividade e inatividade na rede 3G, despertando de forma mais rápida e enviando menos sinais de conexão na rede. Entretanto, o 3G do Brasil não está preparado para esta tecnologia ainda. Para desativar, digite o seguinte código no discador de seu telefone: *#*#9900#*#* e clique em “Disable fast dormancy”.

Só ative WI-FI, GPS e Bluetooth quando precisar (Foto: Reprodução/Rafael Jandre)

Só ative WI-FI, GPS e Bluetooth quando precisar

Passo 3. Desative a sincronização automática da sua conta Google ou contas de outros serviços. Você também pode controlar manualmente quando e o que será sincronizado, economizando o consumo de bateria e de plano de dados.

Passo 4. Desative as atualizações e sincronizações automáticas de aplicativos como Facebook, Twitter, Google+, etc. Você pode atualizá-los manualmente de acordo com as suas necessidades. Isso gera não somente economia de bateria, mas também de plano de dados.

Passo 5. Desligue a sensor de movimento para recursos do launcher. O sensor de movimento será utilizado com muita frequência, tornando o sistema até bonito de usar e mostrar para os amigos, mas consumindo bastante bateria. Para isso, entre em Opções e acesse a opção Movimento.

Sincronizações automáticas desligadas, economizam muita bateria (Foto: Reprodução/Rafael Jandre)

Sincronizações desligadas economizam bateria

Passo 6. Altere a sincronização do Gmail para modo manual e reduza a quantidade de dias para sincronização.

Imagine o Gmail se conectando à rede 3G de uma em uma hora e fazendo download de 30 dias de e-mails? Sua bateria vai embora.

Passo 7. Não utilize programas do tipo “Task Killers”. Na verdade, estes aplicativos podem se tornar grandes vilões do seu smartphone. Eles limpam a memória RAM do seu aparelho de tempos em tempos, eliminando os programas que o próprio sistema mantém abertos para agilizar o acesso. Porém, manter esses softwares rodando de forma programada pode fazer o consumo de bateria aumentar.

Manter o sensor de movimento sempre ativado também consome muita bateria (Foto: Reprodução/Rafael Jandre)

Sensor de movimento ativado também consome

bateria (Foto: Reprodução/Rafael Jandre)

Passo 8. Altere as opções do seu navegador de Internet para que ele reduza o brilho automaticamente quando um site for aberto;

Quando passamos bastante tempo com navegador aberto em nossos Androids, o brilho da tela no máximo pode sobreaquecer o aparelho e consumir muita bateria. Mantenha-o sempre em níveis baixos.

Passo 9. Não utilize aplicativos que tornam o flash da câmera uma lanterna; Utilizar esse tipo de programa pode reduzir a vida útil do LED, além de consumir mais os recursos de bateria.

Opções de retorno do sistema, retornam com consumo de bateria (Foto: Reprodução/Rafael Jandre)

Opções de retorno do sistema, aumentam o

consumo de bateria 

Passo 10. Desative as opções de feedback do sistema, como toques e seleção audíveis, sons de bloqueio de tela, etc.

Passo 11. Reduza a intensidade das vibrações, volume de sons, mídias e campainhas.

Passo 12. Não utilize papéis de parede animados. Eles podem até ser bonitos e divertidos, mas exigem o tempo todo do processador, da GPU (gráfica) e, por consequência, da bateria. Prefira papéis de parede estáticos, como fotos ou imagens da Internet.

Passo 13. Desative as opções de atualização automática e localização por satélite do seu aplicativo de clima, caso utilize. O motivo é o mesmo da sincronização de qualquer aplicativo: seu smartphone se conectará ao 3G de tempos em tempos para baixar dados, consumindo desnecessariamente a bateria.

Passo 14. Somente deixe na sua tela inicial os widgets que você realmente precisa e tome cuidado com aqueles que se conectam à Internet. Cada widget na sua homescreen demanda uso de processador e da GPU para ser exibido. Soma-se a isso, ainda, os que consomem dados do seu pacote.

Reduza a intensidade do brilho de sua tela (Foto: Reprodução/Rafael Jandre)

Reduza a intensidade do brilho de sua tela

Passo 15. Reduza o tempo de duração da luz de fundo e a intensidade do brilho da tela. Quanto menos tempo a tela permanecer acesa sem que o aparelho esteja sendo usado, melhor.

Reduza o tempo para 30 segundos, que já é suficiente para economizar bastante bateria. Além disso, o display com regulagem de brilho baixa evita também que o telefone esquente demais na sua mão.

Pronto! Estas são boas práticas de uso que economizam bastante a bateria do seu smartphone, sem que seja necessário comprar ou instalar um aplicativo.

Fonte

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!