Mozilla não vai mais oferecer atualizações para o Mac OS Snow Leopard
Notícias

Mozilla não vai mais oferecer atualizações para o Mac OS Snow Leopard

A Mozilla vai abandonar o suporte para Mac OS X da 10.5, também conhecido como Leopard, depois que liberar o Firefox 16 em outubro, de acordo com os desenvolvedores da empresa. O mesmo fez o Google, quando lançou em julho o Chrome 21 – o último browser para OS X 1.5.

“Nós não estamos planejando suporte para o Mac OS X 10.5 com Firefox 17”, disse Josh Aas, que trabalha com o grupo de plataforma do Firefox, em mensagem publicada no mês passado no Bugzilla. “A build vai deixar de rodar em qualquer versão anterior ao Mac OS X 10.6”.

Pelo calendário de lançamentos da Mozilla, o Firefox 16 estreia dia 09 de outubro. O Firefox 17, o primeiro que não abrangerá usuários do Leopard, está previsto para 20 de novembro. 

Embora a Mozilla tenha falado sobre colocar fim ao suporte do Leopard em dezembro de 2011, ele decidiu manter sistema operacional da Apple na lista. Discussões entre engenheiros, gerentes e colaboradores reiniciaram ao final de junho.

Segundo a Fundação, a importância do Leopard está diminuindo. “Usuários desse OS têm diminuído em 1% por mês”, disse Aas. “Isso, combinado com o impacto do lançamento do Mountain Lion, significou que os usuários do Mac OS X 10.5, provavelmente, representarão apenas 10% do total quando o Firefox 17 for entregue.”

Firefox rodando num Mac OS

Em 21 de junho, 17% dos usuários de Firefox 13 para Mac rodavam o Leopard, com participação maior no Snow Leopard (35%) e Lion (48%), disse Aas. Apenas 4,6% de todos os usuários do Firefox 13 o executavam em um Mac.

Assim como o Google, a Mozilla citou outra razão para deixar o Leopard de lado: a de que a Apple também encerrou o suporte.

A última vez que a gigante de Cupertino corrigiu erros no OS foi em novembro de 2011 e sua atualização de segurança mais recente foi liberada em Maio de 2012, desativado cópias mais antigas do Flash Player, com o intuito de bloquear o Flashback, em vez de corrigir falhas de segurança específicas. Nem mesmo a Apple tem mantido o Safari no OS X 10.5. A atualização final foi emitida há mais de um ano.

“A Apple lança novas versões de seus sistemas operacionais de forma relativamente rápida, e cada nova versão contém mudanças significativas que precisamos nos adaptar”, disse Aas. “Isso requer recursos, e com recursos limitados isso às vezessignifica que temos que tomar decisões difíceis sobre onde investir.”

Um projeto em que a Mozilla tem estudado é um navegador compatível com o Windows 8. Em um post no blog na semana passada, Brian Bondy, um engenheiro de plataforma do Firefox, disse que o navegador tem “progredido de forma constante”, acrescentando que o objetivo da Mozilla é enviar uma prévia até o final do próximo mês.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!