Google e Apple: Nova briga por patentes - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo

Responsive Ad Slot

Google e Apple: Nova briga por patentes

Mesma novela, mudando um personagem, Google vs Apple

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

/ por Dionatan Simioni
Na biografia de Steve Jobs, escrita por Walter Isaacson, o autor da obra conta que o confundador da Apple estava disposto a iniciar uma guerra contra o Android e, consequentemente, contra o Google. Para ele, a ideia do sistema operacional da gigante de buscas foi roubada da Apple e, por isso, a plataforma é muito parecida com o iOS.

Apesar da aversão de Jobs ao Android, a Apple nunca entrou em guerra contra o Google. Pelo menos, não diretamente. O julgamento contra a Samsung parecia algo isolado, mas há quem acredite que depois do veredicto de que alguns recursos do Android violaram patentes da Apple, forçando o Google a ajustar seu software, o confronto entre as duas companhias pode aumentar.

Segundo o jornal New York Times, outro ponto que pode intensificar a batalha entre as concorrentes é o plano do Google de criar seu próprio hardware com a ajuda da Motorola Mobility, que foi adquirida pela empresa neste ano.



Apple X Google

“O desejo da Apple é colocar o Google em um lugar de destaque, mas como a empresa ainda não é capaz de competir de igual pra igual, a Apple está indo atrás de fabricantes reais”, afirmou Charles S. Golvin, analista de mobilidade da Forrester.

O especialista ainda acredita que o Google pode acabar na mira da Apple se não tomar cuidado. Segundo ele, o Android precisa voltar à pranchete e ser redesenhado com todo cuidado para não sofrer possíveis acusações. Golvin ainda afirma que vale uma análise bem de perto do iOS da Apple para que a equipe do Google elimine qualquer detalhe que pareça arriscado em termos de violação de patentes.

Por outro lado, Robert P. Mergers, diretor do centro de tecnologia da Universidade da Califórnia (Estados Unidos), considera que se a Apple for realmente atrás da gigante de buscas, ela pode acabar prejudicando seus próprios produtos. O iPhone possui barra de pesquisa do Google no seu navegador Safari e o Google oferece aplicativos populares à plataforma da concorrente como o Gmail, por exemplo. Ou seja, sem estes recursos o iPhone poderia se tornar menos atraente.

Mergers ainda acredita que seria muito difícil para a Apple provar que o Google estaria se beneficiando financeiramente com a violação de patentes, já que a companhia oferece o Android de graça às fabricantes de hardware. Para ele, as fabricantes sempre serão consideradas responsáveis por possíveis danos causados à Apple e não o Google. Portanto, a empresa deveria continuar com a mesma estratégia de mercado, oferecendo o software sem se arriscar no hardware.

E aí, o que você acha desta história? O resultado do julgamento ou uma possível tentativa do Google de lançar um smartphone próprio poderia desencadear uma guerra entre a Apple e o Google? Deixe sua opinião dos comentários abaixo.


Fonte

Fique por dentro de tudo o que acontece no Diolinux...


Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo