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Vivo e PayPal fecham parceria

A Vivo e a PayPal anunciaram nesta quarta-feira (08/08) um serviço de pagamento ou recebimento móvel que pode ser feito com qualquer celular GSM da operadora sem necessidade de conexão com a internet – ele funciona por uma tecnologia similar ao SMS.

O serviço usa a tecnologia USSD e os dados são transmitidos como em uma chamada de voz. O cliente se cadastra a partir do telefone, vincula a uma conta do PayPal e pode realizar transações como a compra de crédito para celulares pré-pagos ou outros tipos de pagamento.

A operadora ressaltou que, por não exigir um smartphone, o serviço é praticamente universal – atualmente apenas cerca de 0,5% dos usuários da Vivo não usa celulares GSM. “Temos 255 milhões de celulares no Brasil e apenas 14% são smartphones”, destacou Christian Gebara, diretor-executivo da Vivo.

Para usar o serviço, além do celular da Vivo, o cliente precisa de uma conta no PayPal (que é criada automaticamente ao ativar o serviço, caso o usuário não tenha uma), e um cartão de crédito. Com isso, qualquer transação feita a partir do celular aparece na fatura do cartão, em caso de pagamento, ou o dinheiro entra na conta do PayPal, no caso de recebimento.

“O celular no futuro será uma carteira digital”, acredita Mario Mello, presidente do PayPal no Brasil. “As informações são guardadas na nuvem e o celular é a porta de pagamento”, explica.

Como funciona?

A partir de qualquer celular da Vivo, os clientes podem digitar o número *777# para ativar o serviço. Isso contará como uma chamada de voz sem nenhum custo ao consumidor. Um menu será aberto com as opções. Na primeira vez, o usuário vai conferir os dados (CPF e nome), adicionar um e-mail e o número do cartão de crédito. A partir daí, poderá usar o celular para realizar recargas no celular ou outros tipos de pagamento.

As recargas, que podem ser nos valores tradicionais da Vivo (como R$ 12, por exemplo), serão cobradas direto no cartão de crédito, sem nenhum outro tipo de cobrança. Outras transações, no entanto, terão uma taxa para serem usadas.

Vivo e PayPal

Ao efetuar um pagamento, além do valor que será cobrado do cartão de crédito do usuário, a Vivo também vai cobrar uma taxa de R$ 1, independentemente da quantia que foi paga. Ao pagar uma corrida de táxi com o celular, por exemplo, se o taxista cobrar R$ 20, o usuário vai pagar R$ 21 – os primeiros R$ 20 serão no cartão de crédito e o outro R$ 1 na conta da Vivo.

Quem receber pagamento com o serviço, terá cobrança diferente feita pela PayPal. Como a transação é realizada com cartão de crédito, a taxa será equivalente à usada em outros pagamentos do serviço com cartão de crédito – entre 5,4% e 6,4% do valor total. Assim, no exemplo do taxista, dos R$ 20 ele recebe cerca de R$ 18,80, e o resto vai para a PayPal.

Segurança

Como a conta do PayPal e o cartão de crédito estarão diretamente vinculados ao celular, não será necessário digitar novamente o número do cartão para efetuar a transferência. No caso de realização de pagamento, uma senha será exigida. Já no caso de recarga, todo o processo será automático, sem precisar digitar nada. As empresas garantem que, ao detectarem qualquer tipo de transação que fuja do padrão do usuário, o serviço será bloqueado.

Segundo a Vivo, como os dados trafegam como uma chamada de voz, o serviço é bastante seguro e é muito difícil que uma das ligações seja interceptada para roubo de informações.

O serviço já está disponível para os clientes com celulares GSM – quem tem um smartphone poderá, nos próximos meses, baixar um app para realizar as transações, mas até lá pode discar o *777# assim como nos celulares tradicionais.

A novidade é exclusiva para clientes Vivo e não há planos de expansão para outras empresas.

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