TutoriaisUbuntu

Como instalar o ambiente gráfico Pantheon no Ubuntu

Um novo ambiente gráfico disponível para Ubuntu

O Pantheon é um ambiente gráfico escrito em GTK desenvolvido pela equipe do Elementary OS, que é uma distro baseada no Ubuntu.

Em meio aos grandes, Unity, KDE, Gnome e Cinnamon, o Pantheon surge como uma boa opção ( uma opção muito interessante na verdade).

Ele tem uma aparência que lembra um pouco a aparência do Gnome 3 no modo fallback, e conta com um dock desenvolvido especialmente pela equipe do Docky.

O Pantheon deverá vir embarcado na futura versão do Elementary OS Luna.

Porém como os sistemas são compatíveis, podemos instalar no Ubuntu também, e já termos uma prévia do que virá por aí.

Instalação

É bom frisar que o Elementary OS Luna, assim como o Pantheon ainda se encontram em fase Alpha, e possivelmente haverão alguns bugs, se você decidir usar o ambiente, mesmo que seja para teste, peço que os reporte para que a equipe do Elementary OS possa corrigí-los e assim teremos um novo ambiente gráfico disponível para instalarmos nas nossas máquinas movidas a Tux

A instalação de verdade! =D

No terminal, precisaremos dar apenas dois comandos para adicionar o repositório, atualizar a sources.list e instalar o ambiente gráfico, são eles:

sudo add-apt-repository ppa:elementary-os/daily -y && sudo add-apt-repository ppa:ricotz/docky -y && sudo apt-get update

E depois:

sudo apt-get install elementary-desktop

Encerre a sua sessão e selecione na tela de login o Pantheon. Reforçando, sempre tome cuidado com pacotes instáveis.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!