Como criar uma plataforma do tipo Google Docs usando o FengOffice - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo

Responsive Ad Slot

Como criar uma plataforma do tipo Google Docs usando o FengOffice

Conheça o FengOffice o seu "Google Docs" Pessoal

terça-feira, 2 de outubro de 2012

/ por Dionatan Simioni

Ideal para uso Coorporativo

Como eu gosto de vasculhar essa tal de internet em buscas de coisas interessantes, me deparei com um projeto chamado FengOffice, que visa ser uma suíte office e muitos mais recursos que serão descritos mais adiante. Para quem quiser conhecer o projeto basta acessar o endereço http://www.fengoffice.com/

Para quem não gosta que a sua informação circule pela Internet (no caso Google Docs o utilizador não sabe onde é que a sua informação fica armazenada), nada melhor que instalar a sua própria plataforma. Para esse efeito hoje damos a conhecer o FengOffice.

O FengOffice é uma plataforma open Source, baseada na Web, que reúne essencialmente funcionalidades para realização de trabalhos colaborativo.

O Feng Office trabalha com diversos tipos diferentes de informação:
  • Notas
  • E-mail’s
  • Contatos (endereços de pessoas e das empresas/organizações às quais elas pertencem)
  • Documentos (i.e. ficheiros do word, apresentações, arquivos PDF, imagens
  • Tarefas e marcos
  • Calendário de eventos
  • Links de internet
  • Registo de horas (tempo gasto na realização das tarefas)

Como instalar o FengOffice no Ubuntu?


Para instalar o FengOffice é necessário que você já tenha instalado os seguinte softwares:
  • Apache
  • PHP
  • PHPMyAdmin
  • MySQL

Passo 1 – Para instalar o Apache2 + MySQL + PHP, basta abrir o terminal e escrever o seguinte comando:

sudo apt-get install lamp-server^


A instalação de todos os serviços ocupa aproximadamente 115MB. Após receber essa informação, o utilizador apenas terá de confirmar com “Y” para avançar na instalação.

No meio da instalação será pedido ao para introduzir o password para o serviço de base de dados MySQL (você vai precisar confirmar a password numa outra interface)



Depois de tudo instalado, o utilizador pode confirmar numa primeira fase se tudo está correcto, abrindo o browser e inserindo o url: http://localhost



Passo 2 - Para instalar o PHPMyAdmin, basta abrir o terminal e inserir o seguinte comando:

sudo apt-get install phpmyadmin


Passo 3 – Após instalado o phpmyadmin, vamos abrir novamente o browser com o seguinte endereço:

http://localhost/phpmyadmin/


Passo 4 – O próximo passo é criar um utilizador na base de dados MySQL para associarmos a plataforma FengOffice . 

Para isso vamos ao separador Privileges e em seguida carregamos em “Add a new user“e introduzimos os dados solicitados.


Devemos também selecionar a opção “Create database with same name and grant all privileges”


Instalação da plataforma FengOffice (até que me fim!)


Depois de termos montado a base da nossa plataforma, vamos agora proceder à instalar propriamente dita da plataforma.

Passo 1 – Obter o software na página do SourceForge aqui

Passo 2 – Descompactar o ficheiro e mover a pasta para /var/www/feng
sudo mv fengoffice /var/www/feng



Passo 3 - Abrir o endereço http://localhost/fengtest/public/install/ num browser, para proceder a instalação.



Passo 4 – Validação de pré-requisitos. 

No caso de existirem diretórios com falta de permissões abra a linha de comando e introduza o seguinte comando para cada uma delas (exemplo para a pasta config)
chown www-data:www-data config



Passo 5 – Indicamos agora as credenciais de acesso à base de dados por parte da plataforma.



E finalizamos o processo de instalação do feng.



Então criamos uma conta


Usamos as credencias pré-definidas no passo anterior para entrar


e agora é só usufruirmos de todas as funcionalidades que esta fantástica plataforma nos oferece.




Este excelente material foi retirado do site Ppware.
Fique por dentro de tudo o que acontece no Diolinux...

@blogdiolinux blogdiolinux @dionatanvs Circule do Google +
Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo