Tutoriais para inciantes #1: Como instalar pacotes .DEB no Ubuntu/Mint - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo

Responsive Ad Slot

Tutoriais para inciantes #1: Como instalar pacotes .DEB no Ubuntu/Mint

Tutoriais para Inciantes #1: Entenda o empacotamento do software do Ubuntu e do Mint e aprenda a instalar os pacotes usando o Gdebi e o QAPT

terça-feira, 16 de outubro de 2012

/ por Dionatan Simioni

Aprenda a instalar pacotes .DEB usando o Gdebi e o QAPT

 Seja bem-vindo! Este é o primeiro tutorial na serie que vamos fazer, está foi uma dúvida sugerida por um amigo e companheiro de blog, Junior Formagini, que ainda está dando seus primeiros passos no Linux.
Mas antes de aprender a instalar...

O que é um pacote .DEB?

Para entender isso você terá que conhecer uma das mais antigas e estáveis distribuições Linux chamada Debian ( Por isso do DEB), o debian desenvolveu um sistema de empacotamento de software para facilitar a instalação de programas no Linux, esse empacotamento ganho o nome de DEB, assim o arquivo neste formato tem o nome "programa.deb".
O Ubuntu é uma distro derivada do Debian e por isso tem suporte a esse tipo de empacotamento, o Linux Mint é o mesmo caso, porém o Mint não é baseado no Debian e sim no Ubuntu ( obs: existe uma versão do Linux Mint baseada em Debian, o Linux Mint Debian Edition, LMDE).
A forma de instalação de pacotes .DEB nessas distribuições Linux, quando usado programas com interface gráfica como o Gdebi e o QAPT é muito semelhante a instalação de programas .EXE no Windows.


Como instalar os pacotes .DEB no Ubuntu ou Mint

Existem mais de uma maneira de se fazer este tipo de procedimento, a maneira mais simples para quem está iniciando é usar a interface gráfica, mas tenha em mente que praticamente tudo ( pra não dizer tudo realmente) que fazemos no Linux pode ser feito de maneira mais rápida pelo terminal.
No caso de instalação em modo gráfico, temos duas possibilidades, podemos usar a própria central de programas do Ubuntu, ou podemos usar um utilitário como o Gdebi.

Usando a central de programas

Primeiramente, tenha o pacote salvo no seu computador, como exemplo, vamos usar o pacote do Skype.deb. Clique com o botão direito do mouse no arquivo Skype.deb  e selecione "abrir com a Central de Programas do Ubuntu", a partir daí a Central de Programas se encarregará de instalar o pacote e suas dependências.

Instalando um programa .deb com a Central de Programas

Obs: As vezes pode acontecer do pacote não ter permissão de execução para o seu usuário, para resolver isso é muito simples, clique com o botão direito do mouse no arquivo, vá em propriedades, depois na aba permissões marque a caixa correspondente para tornar o arquivo executável e selecione a opção leitura e escrita para o seu usuário, após isso proceda com a instalação normalmente.


Instalando o pacote .deb com o Gdebi e o QAPT

Muito bem, agora chegamos ao tópico que dá nome ao artigo. Apesar da Central de Programas ser muito útil, além de ser um aplicativo um pouco pesado se comparado com estes que mostraremos a seguir, elá não está disponível em outras versões dos sistemas baseados em Debian, como o Mint que tem sua própria Central de Programas.
Programas como o Gdebi e o QAPT são interfaces gráficas para o instalador de pacotes APT ( que é o mesmo gerenciador de todas as distros baseadas em Debian e Ubuntu).
O Gdebi e o QAPT, tem o funcionamento muito semelhante e a funcionalidade é a mesma, porém não são mesmo programa.
O Gdebi foi desenvolvido usando as bibliotecas GTK, que são talvez as mais usadas nas distribuições, o Ubuntu usa, o Linux Mint usa também. O QAPT por usa vez, foi construído sobre a biblioteca QT e é destinado a distribuições que usem o KDE como interface gráfica, como o próprio Linux Mint na sua versão KDE ( Lembrando que a versão original do Mint usa ambiente gráfico Cinnamon).
Para usar o Gdebi no Ubuntu você vai precisar instalá-lo, se você usa o Linux Mint o pessoal que faz o sistema já o incluiu para você.

Instalando o Gdebi no Ubuntu

Para instalar o GDEBI no Ubuntu, basta você abrir a Central de Programas, no campo de pesquisa digitar Gdebi, selecionar o pacote e clicar em Instalar, será solicitada a sua senha de ROOT e a instalação terá início.
Se você já tem uma maior familiaridade com o termina Linux poderá instalar o Gdebi via Linha de comando:

sudo apt-get install gdebi

OK Tudo certo !

Voltamos ao nosso exemplo, agora com o Gdebi instalado para instalar o pacote Skype.deb (é apenas um exemplo, este método serve para todos os pacotes deste tipo), basta clicar com o botão direito do mouse, ir na opção abrir com... Gdebi ( instalador de pacotes).
Você verá uma janela semelhante a esta abaixo, bastar clicar em instalar pacote ( ou install package se o sistema estiver em inglês), será solicitada a sua senha de usuário ROOT, e depois o pacote será instalado normalmente. 

Gdebi
QAPT

Observe ao lado que usando o programa QAPT, o processo é o mesmo que o uso do Gdebi, mais uma vez se você usa o Linux Mint, a equipe de desenvolvedores já incluiu na distribuição o instalador de pacotes, se você usa a variável do Ubuntu com KDE, o chamado Kubuntu, você precisá instá-lo via Central de Programas, que no Kubuntu chama-se Muon.
Mais uma vez, clique com o botão direito no pacote 
Skype.deb (volto a dizer que é apenas um exemplo), selecione a opção Instalador de pacotes QAPT.
Instalando-o-Skype-com-o-QAPT-no-Linux-Mint-13-KDE

A Janela acima será exibida, clique em Instalar Pacote, sua senha será solicitada, e depois a instalação se dará normalmente.
Usando estes métodos você não precisará usar o Terminal e instalará programas de uma maneira muito simples sem se preocupar com dependências.
Seja lá qual for o método que você escolhei, agora o programa, no caso o Skype deve estar disponível no menu de aplicações da sua distribuição, no caso do Ubuntu procure-o pela Dash usando o nome do programa, no Linux Mint temos o MintMenu e em distros que usam o ambiente gráfico KDE temos o QuickOff como menu padrão ( mas pode ser outro).
Espero que este artigo tenha sido claro e informativo, se mesmo assim você tiver alguma dúvida, use a sessão de comentários para tirá-la.

Lembrando que este é apenas o primeiro artigo que uma série que estamos desenvolvendo de tutorias para inciantes no Linux, em especial as distribuições Ubuntu e Mint que acreditamos ser as mais fáceis e populares.
E isso aí galera, até a próxima.

Fique por dentro de tudo o que acontece no Diolinux...

              Twitter Diolinux@blogdiolinux   Facebook  blogdiolinux  Twitter Diolinux@dionatanvs   Google Plus Circule do Google +

Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo