Deixando o KDE mais rápido | Dicas de Otimização - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo

Responsive Ad Slot

Deixando o KDE mais rápido | Dicas de Otimização

Dicas para a Otimização do KDE

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

/ por Dionatan Simioni

Dicas para você melhorar o desempenho do KDE

KDE logotipoEu sou um usuário relativamente novato ( e curioso ) do KDE, e estou sempre procurando coisas novas, estava usando o KDE em um computador bom, mas não de ponta e por isso achei por bem procurar soluções para melhorar o desempenho do ambiente.


Neste post vou mostrar o resultado de meus testes e pesquisas, juntamente com um material de apoio do próprio blog do KDE onde você pode encontrar mais algumas dicas.
Ter um sistema operacional rápido sem dúvida é uma das coisas mais importantes para o usuário, dependendo da configuração da sua máquina otimizações como essas não vão fazer muita diferença, mas para quem tem um modelo mais antigo ele pode até dar uma vida nova e um novo estilo de uso do computador. Por tanto vamos às....


Dicas para melhorar o desempenho do KDE

A primeira dica e a mais óbvia, é manter o KDE sempre atualizado, as ultimas vesões estáveis sempre trazem correções de bugs e novidades. Se você não sabe qual versão você está usando consulte este post onde mostramos como descobrir a versão do KDE instalada.

Configuração Fina do KDE

Esta é uma opção interessante e que pode te ajudar muito, trata-se das configurações finas de ajuste, aqui você pode escolher qual é o perfil do seu computador, "CPU de baixo desempenho e alta resolução de tela" por exemplo e o KDE se encarregará de carregar configurações adequadas à máquina para que ela tenha um melhor desempenho.
Para acessar este menu, acesse Configurações do Sistema >>> Aparência de Aplicativos >> Aba Estilo. Na aba estilo na parte laterá terá uma outra aba que corresponderá ao ajuste fino do sistema, lá você poderá escolher o perfil que mais se ajusta ao seu caso.


Desabilite os Efeitos na área de trabalho

 Aqui você terá algumas opções, você pode desabilitar apenas alguns recursos ou desabilitar por completo os efeitos na área de trabalho, o seu KDE ficará mais feio porém ficará muito mais rápido.

Plasma-tuning2.png

Repara na imagem acima, existe uma caixa para 'Habilitar os efeitos na área de trabalho", marcado com a seta, marque e desmarque esta caixa para habilitar e desabilitar os efeitos na área de trabalho, se você decidir que não quer acabar com todos os efeitos, mas tirar apenas alguns, visite a aba "All Effects" ou "Todos os Efeitos" e adicione ou retire os que você desejar.
Para acessar o menu acima, vá em configurações do Sistema na opção efeitos de Desktop.

Desabilite o Nepomuk

O Nepomuk é uma aplicação do KDE que funciona como um rastreador de arquivos e ações, com ele ativado você conseguirá usar o menu do KickOff ou o Krunner de uma maneira simplificada e integrada parecida com as funções e utilidades que o Unity oferece.

Plasma-tuning3.png

Se você desabilitar a função de pesquisa semântica, você não conseguirá encontrar seus arquivos mais recentes pelo menu, porém de você não usa um gerenciador de e-mail pode desabilitar a indexação dos mesmos, o Nepomuk não é um serviço indispensável no KDE e pode ser desligado.
 Para acessar o menu acima, vá em Configurações >>> Pesquisa na área de trabalho

Número de Desktops

Plasma-tuning4.png

O número de Desktops é uma função muito útil no Linux, porém nem sempre ela é aproveitada, não tem porque ter 4 áreas de trabalho no Linux se você mal ocupada duas, portanto uma boa opção é diminuir o número de ambientes de trabalho otimizando o consumo da memória.
Para isso acesse o menu Configurações do Sistema>>> Comportamento do Espaço de Trabalho
Na primeira aba você pode definir quantas áreas de trabalho o KDE vai ter.


Serviços que iniciam junto com o sistema

Plasma-tuning5.png

Para acessar este menu, vá em Configurações do Sistema>>> Inicialização e Desligamento.
Nesta opção desabilite todos os recursos que você não precisa que iniciem junto com o sistema, se o seu computador não tem BlueTooth por exemplo, pode desabilitar tranquilamente este serviço. Mas atenção cuidado com qual serviço você desabilita isso pode deixar seu sistema instável em caso de erro.

Configura a aparência dos Espaços de Trabalho.


Este é um ítem que realmente faz diferênça, o KDE realmente é muito bonito com todos os seus temas e transparêcias, porém, se o foco é desempenho você pode abrir mão desses luxos e usar um esqueça desktop mais leve e simplificado, por padrão uma instalação do KDE vem  com o tema Air ( Ar na tradução para PT_BR), esta opção é realmente bonita mas não é a mais leve, nesse caso a opção ideal é a Air para Netbooks, que é visualmente semelhante a Air normal, mas não tem as mesmas transparências e exige menos memória, processador e aceleração gráfica.
Para fazer este ajuste vá no menu de Configurações do sistema >>> Aparência dos Espaços de Trabalho e Selecione em Tema da área de trabalho a opção, Air para Netbooks


Estas são as principais dicas, vale ressaltar que o que faz um sistema rodar mais suavemente além da interface são os programas que rodam nele, procure escolher programas leves para funções mais básicas, como ouvir música e navegar na Internet, caso você não utilize todas as extensões e etc. que o Google Chrome oferece, pode-se usar perfeitamente o Mozilla Firefox que consome menos memória que o Chrome.

E você o que faz para melhorar o desempenho do KDE, deixem mais dicas nos comentários. =)

Quer continuar por dentro de tudo o que acontece por aqui?

Então curta nossa página no FACEBOOK, siga o blog no TWITTER  - Siga também nossos escritores 


Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo