Tela escura no Notebook HP Pavilion com Ubuntu ( como resolver este problema) - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo

Responsive Ad Slot

Tela escura no Notebook HP Pavilion com Ubuntu ( como resolver este problema)

Você foi instalar o Ubuntu no seu Notebook HP e ficou com uma tela escura sem brilho? Saiba como resolver este problema.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

/ por Dionatan Simioni

Alguém acenda a luz!

Se você está aqui é porque tá triste, ou chateado pelo fato do Ubuntu ( ou qualquer outro Linux ) não manter a tela do seu notebook HP com o brilho no máximo por muito tempo. Sim agora claro, estou falando para um nicho de usuários muito específico, mas visto que eu adqueri um Notebook HP e tive esse problema vou deixar este artigo para tentar auxiliar outras pessoas que possam passar pelo mesmo problema.

sem-luz-escuro


O que acontece afinal

Para você entender, os notebook da HP tem uma certa incompatibilidade com o Kernel Linux ( até a versão 3.5 com certeza, versões mais novas não testei) que fazem com que durante a instalação a luminosidade da tela caia para zero e você precise ( foi o que eu fiz pelo menos ) de uma lanterna para iluminar a tela e ver onde está clicando. Mesmo assim, depois de concluída a instalação o problema persiste, por vezes é preciso abrir e fechar a tampa do notebook para que a iluminação volte, pouco tempo depois ela volta a ficar sem brilho e você não vê absolutamente nada.
Como eu precisei recorrer a fóruns estrangeiros e quero deixar minha contribuição em português para que as pessoas não deixem de usar Linux nos seus computadores HP apenas por este motivo.

hp Pavilion e pequenas incompatibilidades

Como concertar este problema

Bem, a ideia primária parte de deixar o o brilho no máximo desde o boot, para isso vamos precisar editar um arquivo no GRUB e se sua tela estiver escura tente usar uma lanterna ou a luz do seu celular para ver alguma coisa, tente também abrir e fechar o notebook para ver se " a luz acende". Abra o terminal e cole o comando abaixo:
gksudo gedit /etc/default/grub
Encontre a linha:

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash"


e adicione acpi_backlight=vendor, ficando a linha completa assim:


GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash acpi_backlight=vendor"


Feche o editor de texto salvando a mudança.

Atualize o Grub para incluir a mudança com o comando:

sudo update-grub
Reinicie o sistema.

E é isso, com esta modificação agora o brilho deverá ficar correto.

Quer continuar por dentro de tudo o que acontece por aqui?

Então curta nossa página no FACEBOOK, siga o blog no TWITTER  - Siga também nossos escritores 


Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo