Sistemas operacionaisTutoriais

Como abrir um arquivo .bat no Linux usando o WINE

Um hack Nerd

Sim, os mais xiitas do mundo do pinguim preferem dispensar qualquer uso de software que precise ser emulado pelo WINE, eu não sou um desses, mas acredito que podemos usar o melhor que a tecnologia tem a oferecer.

O que me levou a instalar um pacote .bat no Linux?

Arquivos .bat são semelhantes a scripts de shell para Linux só que para o Windows, os também chamados arquivos me lotes servem para poupar o seu trabalho ao digitar ou executar muitas tarefas pelo CMD do Windows, algo equivalente ao terminal do Linux.

A maioria dos aplicativos que o WINE consegue abrir são com a extensão .EXE ou .MSI, executáveis padrões do Windows, mas quando se trata de arquivos .bat a história é diferente.

Alguns programas e jogos que são baixados na internet que vem ripados ( normalmente são softwares piratas) vem com um .bat auto-extrator o que impede que usemos ele no WINE, ou impedia pelo menos…

Off Topic: Incentivando a pirataria Dionatan? 

Pirataria de Software

Não, basta você olhar com outros olhos, obviamente a maioria das pessoas baixa coisas da internet, músicas, filmes, muitas vezes programas e jogos ( normalmente para Windows nesses casos ), a minha proposta com essa ideia é que o usuário não precise ter o Windows em Dual Boot só para executar alguns programas, especialmente jogos, que mesmo com a entrada da Valve no mundo Linux e outras empresas a vastidão de games for Windows ainda é muito maior. Agora, “se o cara ia baixar o jogo pirata para rodar no Windows, que rode no Linux então”.

Sei que muitos vão descordar da minha ideia, podem chamar o artigo de inútil ou isso, ou aquilo, fato é que muitas pessoas AINDA deixam de usar o Linux como único sistema por conta de alguns joguinhos e softwares pagos. 

Liberdade de conhecimento é isso também.

Voltando ao artigo…

Independente da sua necessidade, executar um arquivo .bat no Ubuntu ou no Linux de maneira geral é relativamente simples, primeiramente precisaremos instalar o WINE caso você não o tenha instalado.

Baixe o WINE aqui

No Ubuntu você pode usar a central de programas.

O WINE trás consigo algumas aplicações básicas do Windows, como o bloco de notas e uma versão um pouco diferente do IE, aplicativos esses que ajudam a melhorar a compatibilidade com outros aplicativos.

Se você já executou um aplicativo .bat no Windows deve saber que eles abrem com o CMD ou Prompt de Comando, o que vamos fazer então é abrir o CMD do Wine e usá-lo para rodar o .bat.

Mas cadê o CMD do Wine?

Ele fica mesmo um pouco escondido, se você usa o Play on Linux ele está disponível na aba WINE no painel de configurações, porém, o Play on Linux não é essencial para este caso, pois o próprio WINE já tem por si o CMD.

Procure o executável no caminho:

/home/dionatan/.wine/drive_c/windows/system32

Você pode simplesmente colar ele na barra de endereços no Nautilus ou outro gerenciador de arquivos que você tenha, nesse diretório você encontrará o arquivo executável cmd.exe, basta clicar com o botão direito do mouse e escolher abrir com o WINE, o que você vai ver a partir de então é a emulação de um terminal Windows, com ele você pode navegar até a pasta onde está o arquivo .bat que você deseja executar.

por exemplo:

cd /home/seu_usuario/pasta/arquivo.bat

Dicas e Truques.

  • Se você tentou navegar pelas pastas e não encontrou a pasta do WINE na sua Home é simplesmente porque ela é uma pasta oculta, se você usa derivados do Gnome ( Ubuntu por exemplo ) a combinação de teclas CTRL+H mostra os arquivos ocultos.
  • Para exibir a barra de endereços no Nautilus, tecle CTRL+L
  • Os comandos no CMD são um pouco diferentes dos comandos do terminal Linux, o comando cd muda de diretório ( mesmo que o Linux ); o CMD não tem a função auto-completar com Tab, para listar os arquivos nos diretórios que vocês estiver navegando use o comando dir.
  • Para evitar transtornos para chegar até o arquivo bat que você quer abrir coloque-o dentro de uma  pasta dentro da sua Home.

Com isso consegui instalar alguns jogos no computador de um amigo que queria migrar para o Linux mas não queria abrir mão de jogos. A utilidade é você que dá, e além do mais, hackear é sempre divertido não é?

É isso aí pessoal, usem o conhecimento com sabedoria. =)

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!