KDETutoriais

Aprenda a fazer o launcher KickOff do KDE abrir com a tecla Super

Uma dica para melhorar a sua produtividade

A pedidos da comunidade estou construindo um novo remaster, vulgo Diolinux OS, que desta vez usará KDE. Como sabemos o KDE é uma interface muito completa, e o novo KDE 4.10.1 trouxe muito mais beleza e estabilidade ao sistema, mas tem um detalhe que me desagrada um pouco, o fato no lançador de aplicativos não abrir com a tecla Super ( ou tecla do Windows como ficou conhecida ); contudo, eu já havia mexido no Mandriva com KDE e sabia que isso era possível, pois isso acontecia na distro.

huys7Jis3NO3Bx 8h57OOFqbbzpgXng5oTjizZ6gXwwcG3JcCqH72Pc5vGv1eC1U7d8g7CmTv8NmBc0F RvyPGePdAONqPrUjw9aHC6SAsXTh5BtAehz17ut1l8Pn CKsB48E8Y

Inserir uma tecla de atalho é relativamente fácil, basta você clicar com o botão direito em cima do lançador, acessar as suas opções e na aba de atalhos escolher qual você quer, a ideia é que simplesmente você puder usar a tecla Super como atalho, mas não é isso que acontece, quem já tentou fazer isso provavelmente se frustrou um pouco porque percebeu que é necessário adicionar mais de uma tecla para abrir o tal menu, para resolver este problema é que existe o Ksuperkey.

Ksuperkey

É uma aplicação, ou um script executável, que transforma o comando Super em Alt+F1, sendo assim, se você definir o atalho para o lançador KickOff, quando for pressionada a tecla do Windows o KickOff vai se abrir “num passo de mágica”.

Como instalar o Ksuperkey

Abra o terminal ou Konsole, e cole os seguintes comandos abaixo:

sudo apt-get install git gcc make libx11-dev libxtst-dev pkg-config

Este primeiro são algumas dependências, agora vamos a instalação propriamente dita:

git clone https://github.com/hanschen/ksuperkey.git 
cd ksuperkey 
make 
./ksuperkey

Uma pasta com o nome Ksuperkey será criada na sua home, dentro dela está o executável que torna todo o explicado possível. Depois de instalar você precisa configurar para que o KickOff abra com o comando Alt+F1 para que tudo funcione corretamente. 

lRcELTLJenvOh97zb7Xrm5Gb 3wSXlCV9XcOnotF7a4qlb duAYLOmawJKyOLxckwNZAWRoM2KIK1G15RVsCRyvep1wAB HdeNa7233w8jw0tP70jmmwvt3IVMrqLDd1S0 e6cvu

O Ksuperkey fica rodando em segundo plano e quando você encerrar a sessão ou reiniciar a máquina ele não vai funcionar, você precisa entrar na pasta e executá-lo novamente, uma solução para evitar este transtorno é adicionar o programa ao programas que iniciam juntamente com o Boot do KDE.

Vá em Configuração do Sistema>>Inicialização e Desligamente>>Programas que inicializam com o Sistema>> e selecione a aplicação dando um aplicar ao final de tudo. 

GXr9lyD5EmhS9ZCE0RSG7K4IeVmRyg9n 7RJ4EDK6QZZMqTR0aVBEAXuUFUgq6NsPHXaR 6SPL38w5Tm2CBk2StLKMefRy5Zg2cRrm6RORW6GWiqYYc 9BbQwdw0JQFMBTT6vzyv

Essa dica melhora e muito a produtividade não acham?

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
2695 postagens

Sobre o autor
Criador do blog e canal Diolinux, alguém que acredita em liberdade de escolha e é apaixonado por música e tecnologia.
Artigos
    Postagens relacionadas
    Tutoriais

    Adeus Hamachi! Testamos a rede meshnet da NordVPN 

    Tutoriais

    Como instalar Debian Unstable (Sid)

    VídeoTutoriais

    Quanto Linux pesa? Linux quanto custa?