Como criar uma distro Linux baseada no Ubuntu parte 5: Dicas de configuração de ambiente de trabalho - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo

Responsive Ad Slot

Como criar uma distro Linux baseada no Ubuntu parte 5: Dicas de configuração de ambiente de trabalho

O quinto artigo da série que vai te ajudar a construir o seu próprio Ubuntu

quarta-feira, 22 de maio de 2013

/ por Dionatan Simioni

Deixando o Ubuntu do jeito que você quiser

Olá leitor, estamos retomando a série que vai te ajudar a criar uma distro baseada do seu sistema operacional favorito, o Ubuntu. Se você perdeu os outros capítulos da série você pode acessas os mesmo aqui: Parte 1, Parte 2, Parte 3 e Parte 4.

Ubuntu


No artigo de hoje vamos abordar alguns aspectos de personalização do Ubuntu, como temas. ícones e instalação de diversos ambientes gráficos.

O problema da descontinuação do Remastersys 


Como deve ser sabido dos leitores que frequentam o blog com frequência, o desenvolvedor do Remastersys pretende descontinuar o Software, por alguns motivos não especificados, o Remastersys é a base dos nossos tutoriais e a sua inexistência implica na finalização deste conteúdo, porém encontrei uma alternativa viável, não tão completa quanto o Remastersys, falarei mais sobre isso no final desta série.

Continuando... vamos ajustar o Unity!

O Unity é a interface gráfica que acompanha o Ubuntu desde a sua versão 11.04 e ela vem sendo melhorada, polida e lapidada versão após versão, hoje o Unity é o meu ambiente de trabalho favorito tanto que ele se manteve como padrão da nossa remasterização, o Diolinux OS.

Unity Ubuntu logo

Você é livre

Seria muito complica detalhar todas as possíveis configurações do Ubuntu com a interface Unity, para fazer isso seria necessário muito ( realmente muito ) mais do que os artigos que estamos escrevendo, por isso personalizações mais simples vamos deixar a cargo da sua imaginação, afinal o sistema vai ter a sua cara não é verdade?
O que vamos fazer e trazer algumas dicas de personalizações específicas:

Um Tweak bacana para o Unity é o de mudar o logo do Ubuntu na Dash no Unity, para fazer isso dê uma olhada neste tutorial. 
Obs: Para essa modificação é necessário atentar para o número da versão do Unity que está no comando do artigo. Para saber qual a versão do seu Unity, utilize o comando:
unity --version

Temas e ícones 

Existe uma variedade imensa de temas e ícones para o Ubuntu, nas últimas versões a única coisa que você tem que realmente atentar é usar temas GTK3 que são as bibliotecas mais recentes do Gnome, presentes no Ubuntu desde a versão 11.10.

Sugestões de temas e ícones:

Como gosto não se discute, vamos lhe dar duas listas enormes de postagens com diferentes temas de ícones, escolha os que mais lhe agradarem, se você é conservador pode muito bem deixar os ícones padrões do Ubuntu.



Para temas de GTK, que é parte que vai dar nova vida para o seu Ubuntu, ou deixar ele feio pra caramba nós também temos uma enorme seleção para que você possa decidir qual instalar.


E se eu não quiser usar o Unity?

Ótimo, uma das vantagens de se usar Linux é poder trocar a interface gráfica do sistema, podermos usar o Gnome, Cinnamon, KDE e outros, porém vou abordar apenas estes ambientes anteriormente citados pelo simples motivos de ser os que eu conheço melhor.

Gnome no lugar no Unity

Gnome Shell logo


Se você quiser usar o Gnome no lugar do Unity existem duas opções, ou você instalar o Gnome Shell no Ubuntu ou você baixa o Ubuntu Gnome Remix. Se você quiser usar o Ubuntu com Unity e depois instalar o Gnome você pode seguir este tutorial para instalar o Gnome completo e depois este tutorial para remover o Unity sem quebrar o seu sistema.

Personalizando o Gnome Shell

Os temas para Gnome são diferentes do temas para o Unity, alguns temas são genéricos, mas a maioria tem as suas especificações, aqui temos 15 temas diferentes para você deixar o Gnome com o seu gosto e com uma aparência totalmente diferente.

Outra coisa que faz muito diferença são as extensões para o Gnome Shell, como elas você vai conseguir alterar o comportamento do ambiente de trabalho, confira algumas sugestões aqui.

Cinnamon no lugar do Unity

O Cinnamon é um ambiente gráfico que vem crescendo muito, se tornando a cada versão mais maduro e mais estável, o ambiente gráfico foi criado pela equipe do Linux Mint, liderada por Clement Lefevbre e tem como objetivo trazer até você, usuário, um desktop tradicionalista e ao mesmo tempo cheio de novidades e possibilidades de personalização.

Cinnamon no Ubuntu



O Cinnamon tem uma coisa muito bacana, chamada Cinnamon Spices, que para quem gosta de personalizar o sistema é um prato cheio, acesse o site de Spices Cinnamon.
Nós ainda temos algumas dicas para você personalizar o Cinnamon com Applets e Temas.

Uma outra opção para você usar o Ubuntu com Cinnamon é baixar o Ubuntu Cinnamon Remix.
Opcionalmente você pode também remover o Unity.

KDE no lugar do Unity

Se por outro lado você prefere usar o KDE no Ubuntu, aconselho instalar o Kubuntu diretamente, porém é possível instalar o KDE no Ubuntu também.

KDE 4


O KDE é um dos ambientes mais personalizáveis por natureza, existe uma infinidade de temas disponíveis para instalação diretamente pelos menus de configuração do KDE.
Como dicas adicionais, podemos citar uma coleção de painéis para o KDE e mais uma dica para otimização e desempenho.

E vamos encerrando este capítulo, até a próxima onde abordaremos outras configurações.

Quer continuar por dentro de tudo o que acontece por aqui?

Então curta nossa página no FACEBOOK, siga o blog no TWITTER  - Siga também nossos escritores 
@dionatanvs - +Dionatan Simioni - + Elian Medeiros 

Baixe o APP do Diolinux para o seu Smartphone

Se você tiver alguma dúvida procure um de nossos grupos de discussão no Facebook:

Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo