Como usar o Google Docs como ferramenta de anotações com integração Unity - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo

Responsive Ad Slot

Como usar o Google Docs como ferramenta de anotações com integração Unity

Faça um do Google Docs um cliente de anotações no estilo Evernote

terça-feira, 7 de maio de 2013

/ por Dionatan Simioni

Cansou do Nitro, do Tomboy e do Evernote?

Evernote
Com o passar do tempo anotar as ideias que temos ou os nossos afazeres é cada vez mais imprescindível. Programas como o Evernote e o Everpad ( cliente para Ubuntu )Nitro... se popularizaram pela simplicidade de uso, o próprio Evernote é muito completo e oferece opções para salvar vídeos e fotos inclusive.



O Tomboy notas que durante muito tempo veio com o Ubuntu se mostra uma opção mais simplista e igualmente eficiente, capaz de salvar as suas notas no Ubuntu One ou no Dropbox que é uma coisa que eu preso muito, backup online e acesso de qualquer dispositivo, como eu acho o Evernote "fresco" demais e o Tomboy muito simplista é que encontrei a solução de usar o Google Docs como bloco de notas, e é isso que vou compartilhar com você.

Pré-Requisitos

  • Google Chrome instalado ( ou Chromium )
  • Um conta Google ( para usar o Google Drive )
  • Conexão com a internet

Google Docs e Google Drive

O Google Drive é o serviço de armazenamento em nuvem da Google e o Docs é um processador de texto online, onde tudo que você escreve fica completamente salvo a cada letra que você digite, ainda não existe um cliente nativo no Google Drive para Linux, apesar de haver opções, porém, para Android e iPhone essa realidade é diferente e é isso que torna o que vamos fazer mais especial.

Criando um bloco de notas no Google Docs integrado ao Unity

Vale lembrar que o tutorial está sendo feito com o Unity como interface mas serve para outros ambientes também.
Vamos lá, acesse o Google Drive,  e crie um novo arquivo de Documento.

Criação de Documento do Google Drive

Renomeio o Documento para "Anotações", por exemplo.

Renomeando o arquivo no Google Drive
Agora vamos criar os atalhos que integrarão este arquivo ao Unity, ou qualquer outro ambiente.
Clique no menu de configuração do Google Chrome, vá na opção Ferramentas>>Criar atalhos para aplicativos.


Agora você terá a opção de criar um atalho na Área de trabalho do sistema operacional e nos Menus do sistema, se quiser criar em ambos basta selecionar as duas caixas indicadas pelas setas e clicar em Criar.

Criando um Webapp

Repare que agora você tem um novo ícone da Dash Bar do Ubuntu, ou no gerenciador de aplicações da sua distro, você pode bloquear o arquivo ali para que ele esteja disponível facilmente;

Google Docs integrado ao Ubuntu

Quando você clicar no ícone vai perceber que ele se tornou na verdade um WebApp, semelhante aos que o Ubuntu carrega consigo mesmo, com um atalho direto para as suas anotações, quando você quiser anotar alguma coisa basta digitar neste documento de texto e ele ficará salvo automaticamente no Google Drive.

Anotações - Google Drive no Unity

Dicas para melhorar a sua experiência

Uso este método à algum tempo já e nunca tive nenhum problema, você pode fazer este tipo de procedimento com qualquer site da internet e criar um webapp para ele da mesma forma que fez com o Google Docs, inclusive com o Google Drive ou outro serviço qualquer.
Uma coisa que pode acontecer é os ícones destes Web Aplicativos ficarem numa resolução muito baixa e ficarem "feios", a dica é usar o Alacarte para trocar os ícones, qualquer um ícone personalizado ou de melhor qualidade, esta ferramente já vem instalada no Diolinux OS.

sudo apt-get install alacarte

Aplicativo para Android

Do que serviria esta nossa dica se não fosse possível acessar o seu documento de qualquer dispositivo, basta você instalar o App do Google Drive no seu Android, o App está disponível gratuitamente na Google Play e você pode baixá-lo através do link abaixo:


Uma última dica que é válida é configurara para disponibilizar o arquivo offline, assim você pode trabalhar nele mesmo sem internet.

Até a próxima dica pessoal!

Quer continuar por dentro de tudo o que acontece por aqui?

Então curta nossa página no FACEBOOK, siga o blog no TWITTER  - Siga também nossos escritores 
@dionatanvs - +Dionatan Simioni - + Elian Medeiros 

Baixe o APP do Diolinux para o seu Smartphone

Se você tiver alguma dúvida procure um de nossos grupos de discussão no Facebook:

Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo