TutoriaisUbuntu

Seu Ubuntu ficou mais lento depois de um tempo? Aprenda a acelerá-lo novamente

Dicas para você deixar o seu Ubuntu mais rápido

Uma das coisas que me deixa um pouco chateado é o fato do Ubuntu ficar um pouco mais lento depois de um tempo, quando você instala muitas aplicações, e o lixo for se acumulando, por isso hoje vou mostrar uma maneira de você dar um gás extra no seu Ubuntu.

flash-tux

Swapiness

Este é um ponto importante, a memória SWAP ajuda o sistema a trabalhar quando muitas aplicações estão sendo executadas, o caso é que em computador mais novos, especialmente os que tem mais de 2 GB de RAM a memória SWAP nem precisaria ser utilizada. O padrão de Swapiness do Ubuntu é 60, numa escala que vai de 0 até 100, isso significa que quando você estiver usando 40% da sua memória, ou seja, 60% da sua memória estiver livre alguns pequenos arquivos começarão a ser passados para o SWAP no HD, como é de se esperar o HD é muito mais lento do que a memória RAM, o que vamos fazer é modificar a prioridade da Swapiness para 10%.

Abra o terminal e cole os seguintes comandos para testar:

sudo sysctl vm.swappiness=10

A vantagem de usar este comando é que o Swapiness é definido para 10 somente nessa sessão, use o computador para ver se você sente alguma diferença no uso, caso tenha obtido melhoras vamos tornar essa modificação permanente com os comandos:

sudo gedit /etc/sysctl.conf

No arquivo que se abrir, cole a seguinte linha do final:

vm.swappiness=10

Reinicie o computador

sudo reboot

Depois de reiniciar para confirmar que a Swapiness ficou definida em 10 execute o comando abaixo:

cat /proc/sys/vm/swappiness

Use o Prelink para linkar as bibliotecas

Para quem ainda não conhece, o Prelink é um software livre escrito por Jakub Jelínek da Red Hat para sistemas operacionais compatíveis com o POSIX, principalmente o GNU/Linux, porque ele modifica executáveis ELF. Ele destina-se a aceleração de um sistema, reduzindo o tempo que um programa precisa para iniciar. Esta é uma ferramente que já vem instalada por padrão no Diolinux OS.

Para instalar no Ubuntu abra o terminal e cole o seguinte comando:

sudo apt-get install prelink

Depois de instalado rode o seguinte comando para abrir o arquivo de configuração do Prelink:

sudo gedit /etc/default/prelink

Procure a linha:

PRELINKING=unknown

E mude para:

PRELINKING=yes

Agora execute o Prelink para que ele possa linkar as bibliotecas dos programas:

sudo /etc/cron.daily/prelink

A primeira vez deve demorar um pouco mais, espere o processo com calma até que o terminal volte ao seu estado normal, repita esse comando de tempos em tempos, especialmente quando você instalar ou desinstalar programas.

Melhorando o tempo de boot 

Como todo o sistema existem aplicativos que se iniciam juntamente com o Ubuntu, procure na Dash por “Aplicativos de Sessão” porém por padrão o Ubuntu não mostra todos os serviços que são iniciados juntamente com o sistema, para exibir todas as entradas rode o seguinte comando:

sudo sed -i s/NoDisplay=true/NoDisplay=false/g /etc/xdg/autostart/*.desktop

Agora entre novamente em aplicativos de sessão e estarão disponíveis vários serviços que você pode desabilitar a seu gosto.

Com esse procedimentos o Ubuntu deverá ficar um pouco mais rápido, até a próxima dica.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!