GamesSistemas operacionaisTutoriais

Como instalar Games no Linux – Tutorial definitivo

Aprenda a rodar todos os games no seu Linux

Este tutorial tem tudo para ser muito comprido, mas paciência, ele se faz necessário!

Tenho algumas considerações à fazer antes de continuar qualquer explicação:

  1. Minha ideia inicial era fazer um tutorial em vídeo, porém estou com pouco tempo para isso no momento, mas quando fizer um vídeo ele será anexado neste artigo.
  2. Fiquei um pouco chateado de algumas pessoas dizerem que não conseguiram rodar nenhum game da nossa série de Games para Linux, muitos por dizerem “não saber instalar”, este é o objetivo do artigo.
  3. Pode surgir alguma outra maneira de instalar um game ou outro, mas pretendo abordar todos os tipos no artigo.

Começando no mundo dos Games 

Eu sempre gostei de Video Games, e poder jogar no Linux é um sonho realizado, por isso, à uns dois meses eu resolvi garimpar a internet atrás de novos e bons games para Linux, muitos Linux Gamers, mantíam e ainda mantém o Windows em Dual Boot para jogos, coisa que eu fazia e hoje não faço mais, jogo muito mais no Linux, com todos os novos ( e velhos ) games e os emuladores, sim, o Linux é um paraíso de emuladores, com eles consegui reviver alguns clássicos da minha infância e até mesmo jogar games mais novos como CoD Modern Warfare 3.

Os tipos de jogos

Bom no Linux existe uma certa variedade de maneiras de se rodar games, no Windows basicamente temos um arquivo executável ( exe ou bat ) que gerencia toda a história, no Linux podemos instalar/rodar games da seguinte maneira:

  • Usando arquivos Binários
  • Usando arquivos SH
  • Usando arquivos em Flash
  • Usando o Steam
  • Usando o Desura
  • Usando o DJL
  • Usando o Wine
  • Usando o PlayonLinux
  • Usando Roms e Emuladores
  • Emulando games de Android
  • Usando o Blender
  • Humble Indie Bundle

Acho que essa lista elucida a maioria das opções que temos, e vamos analisá-los um por um, então recosta aí pra fazer a leitura, se arruma de maneira confortável porque você vai jogar muito de desse tutorial!

Antes de mais nada, gostaria de lembrar que tirei essas opções baseados nos games que estamos postando na nossa já grande série de Games para Linux e que só tende a aumentar. Então seguindo esse tutorial você, acredito eu, conseguirá rodar 99% dos games que postamos aqui. 😉

Rodando games com arquivos binários

Mas o que é um binário Diolinux?

“Um arquivo binário é um arquivo de computador que pode conter qualquer tipo de dado, codificado em binário para ser estocado com o propósito de ser processado no computador; por exemplo, um arquivo de documento contendo texto formatado. Muitos arquivo em formato binário contém partes que podem ser interpretadas como texto; arquivo binário que contém somente dados em formato de texto – sem, por exemplo, qualquer formato – são chamados arquivo de somente texto. Em muitos casos, arquivo com apenas texto são considerados serem diferentes dos arquivos binários porque os arquivos binários são feitos com outros caracteres que não pertencem ao alfabeto.” by Wikipédia.

Para fins de praticidade, entenda o arquivo binário como se fosse um executável comum, para rodá-lo basta dar dois cliques no mesmo, porém é bom atentar para as permissões:

Definindo permissões de execução no Ubuntu

Como mostrado na imagem acima, você deve clicar com o botão direito em cima do arquivo, ir na opção Propriedades e marcar as opções destacadas como na imagem acima, marque a caixa Executar e defina acesse de Leitura e Escrita para o seu usuário.

Depois disso para rodar o game basta você dar dois cliques com o botão esquerdo do mouse nele, e ele vai abrir normalmente sem precisar instalar nada, basta você ter o dados que o acompanham.

E quais games são assim?

Não existe um parâmetro para dizer quais games serão assim, mas em 90% dos casos são games feitos com a Unity Engine 4 que depois da sua portabilidade para Linux gerou muitos jogos bons, muitos deles já foram postados aqui. Games como Slender The Nine Pages funcionam dessa maneira.

Podem existir outros games que usam binários, mas praticamente todos funcionam assim.

Games que rodam com Scripts SH

Script SH para quem não sabe, são os populares Shell Scripts, que são comandos sequências que se dá ao Shell do Linux – comandos me linhas de texto – shell script também não deixa de ser uma linguagem de programação, um roteiro de comandos que o Linux interpreta.

Alguns desenvolvedores de games escolheram liberar os seus jogos gerenciados por um arquivo SH.

game-linux-terminal

Quando os games são nesse formato você deve atentar para duas coisas, na maioria da vezes eles vem compactados, descompacte-os para uma pasta de sua preferência, você deverá identificar o arquivo SH e dar permissões de execução como você fez com o arquivo binário, porém você deve executá-lo pelo terminal, faça o seguinte, use o comando CD para chegar até o diretório do game.

 

Talvez possa ser útil você o nosso Mini-Dicionário de termos Linux

Como no exemplo acima o comando ficaria:

cd /home/dionatan/Área de Trabalho/StuntRally-1.9-linux/

e dentro deste diretório bastaria executar o comando:

./Stuntrally

Genericamente seria:

cd /home/seu_usuario/nome_pasta_do_jogo/

./nome_do_arquivo_sh 

Muitas vezes o arquivo Sh vem seguido da extensão .sh, porém, às vezes isso não acontece, quando o arquivo tiver a extensão .sh você deve adicioná-la ao comando usando o nome completo, exemplo:

./nome_do_arquivo_sh.sh

Daí para frente vai depender do que o Desenvolvedor programou, games como o Stunt Rally, usado nesse exemplo, rodam a partir deste comando, ou seja você roda o ./nome-do-arquivo e sai jogando, outros games como o Amnesia abre no mesmo sistema com um arquivo SH, mas o Amnésia abre um instalador simplificado parecido com o modelo NNF ( Next, Next, Finish ) do Windows. Quando um game possui um instalador normalmente ele cria um atalho  no menu, no caso do Ubuntu na Dash para que você possa abri-lo.

Games em Flash

Estes são os mais simples de todos e mais fáceis de jogar, normalmente são disponibilizados arquivos no formato .swf que são facilmente abertos e interpretados por qualquer navegador que tenha o Flash instalado.

Games em Flash podem ser abertos por qualquer navegador

Em games como o Zuma e o Killer Scape que postamos aqui recentemente, é este o caso, basta você baixar o arquivo em flash, clicar nele com o botão direito do mouse, vá na opção selecionar a opção Abrir com e selecionar o navegador de sua preferência. O Google Chrome já vem com o Flash embutido para os demais você deve instalar o Ubuntu restricted extras e “deu pra bola!” 

O Linux Mint, já vem com o Flash instalado por padrão.

Para jogos em flash, basicamente é isso.

Usando o Steam

O Steam chegou para deixar os LinUsers fãs de games com água nos olhos e hoje a plataforma de venda e gerenciamento de games da Valve é uma das principais ferramentas para quem quer jogar títulos consagrados no Linux como Counter Strike e Left 4 Dead 2. 

Para usar o Steam você precisa basicamente de duas coisas, uma conta no Steam e o cliente Steam instalado no seu Linux ( o Ubuntu 12.04 é o mais recomendado ).

Veja como instalar o Steam no Ubuntu

Você pode criar uma conta através do site da Steam ou através do próprio Cliente

Em todo caso é necessário que você tenha uma conta de E-mail para efetuar o cadastro, nada a mais.

free-games-on-linux-steam

Depois de instalado no seu computador, o Steam ficará semelhante a este que você está vendo na imagem acima, a Steam normalmente VENDE games, mas isso não quer dizer que você precisar comprar games para jogar, basta procurar games Free to Play no campo de busca, como Team Fortress na imagem acima. Para encontrar todos os games para Linux da Steam basta você clicar na sessão Linux no menu superior.

Para instalar um game com o Steam, se o game for gratuito basta você clicar no game de depois em Play Game, bastando agora aguardar o Download, já se o game for pago você deverá clicar em Add to Cart  depois em Purchase for Myself, então você terá que preencher uma série de informações, podendo escolher se quer pagar o game com um boleto bancário ou usando o seu cartão de crédito, Paypal e diversos outros meios.

Usando o Desura

O Desura é uma plataforma semelhante ao Steam, porém o Desura contém muito mais games Indie que a Steam, alguns jogos ainda estão em fase de testes, assim como games finalizados também é claro.

Desura-gamer-plataform-for-linux

Já postamos alguns games do Desura, como Lure of the Temptress o esquema segue o mesmo do Steam, porém acredito que o Desura não permite gerar boletos para pagamento.

Como instalar o Desura no Ubuntu

Jogando no Linux com DJL

Este foi um achado recente e uma grata surpresa, o DJL é um Software Livre francês que funciona de maneira semelhante ao Desura e à Steam, com a diferença de que ele só trás games Open Source e totalmente gratuitos.

DJL - Gerenciador de games Open Source

Aprenda a instalar o DJL

Depois de instalado, basta ir até a aba Repositório selecionar um game no menu da esquerda e clicar em Instalar logo abaixo dele. É só esperar o download terminar e jogar o game.

Usando o Wine para jogar

O Wine infelizmente ou não, ainda é um programa muito utilizado no mundo Linux, com ele é possível rodar algumas aplicações que são nativas do Windows diretamente no Linux, programas como o Office 2010 rodam muito bem obrigado, como nós já mostramos, e alguns games para Windows podem ser Emulados pelo Wine.

WINE-GTA

Você pode instalar o Wine via PPA

Algumas games de Windows necessitam de um arquivo .bat para instalar o games, especialmente os piratas ( não sejamos hipócritas né? ) e para isso nós já temos uma solução também.

 

Como rodar programas .bat no Linux

O Wine é um pouco inconstante, um game pode funcionar em um computador e pode não funcionar em outro, isso é bem relativo, mas existe uma banco de dados no próprio site do WINE destinando a classificar a compatibilidade de determinados Softwares com o programa.

Visite este endereço e veja se o game ou programa que você deseja rodar tem uma boa compatibilidade.

Games como Bioshock são suportados plenamente.

Para instalar games pelo Wine você precisa obviamente do jogo completo e um pouco de sorte, porque não?

Mas existe uma boa gama de jogos que funcionam perfeitamente no WINE como Need For Speed Underground 2 e GTA San Andreas ( imagem acima ).

A instalação do game se dá como acontece no Windows com um instalador “Wizard” no melhor estilo NNF.

Jogando no Linux usando o PlayonLinux

O PlayonLinux é um complemento para o WINE, sabemos que para os programas funcionarem corretamente no WINE muitas vezes é preciso certos programas complementares, que são como as dependências do Linux, e é para resolver este problema que existe o PlayOnLinux, ele vai baixar todos os programas necessários para rodar o jogo baseado numa lista de programas que ele suporta.

games-play-on-linux

Com o Play on Linux você pode rodar muitos programas do Windows, incluindo o Office e o iTunes, os programas que são suportados pelo software são listados em categorias, e claro, existe a categoria de games, alguns jogos menores e grátis o próprio Play on Linux baixa para você, outros ele irá pedir o instalador. Depois a instalação se dará como qualquer outro programa do Windows.

ROMs e Emuladores, O Paraíso

Jogar, Super Nintendo, MegaDrive, Nintendo Wii, GameCube, PS1, PS2 tudo isso no seu Linux!

Sim, isso é possível graças aos lindos emuladores.

Dolphin - Emulador de nintendo WIi

Mas emular games não é crime? ( Parenteses para explicação ) 

Precisei fazer uma pesquisa internet à fora e legislação a dentro e descobri que pela constituição brasileira, basicamente emular em si não é crime, o que é crime é a procedência da ROM que vai ser emulada, se você a baixou da internet via torrent ou outra coisa é crime leve usá-la para entretenimento próprio, sendo considerado crime grave se você vendê-la ou comprá-la. 

Porém é permitido que você baixe e use uma ROM como backup, ou seja, se você tem o jogo original você pode copiar a mídia e criar uma ISO ou baixar um ROM para usar no lugar da original.

Continuando…

Apesar de não ser visto com “bons olhos” baixar roms é uma coisa tão tradicional na internet quanto baixar músicas, e se fossem prender todos os que fazem isso com certeza ia faltar cadeia. =P

Quando falamos disso sempre entram muitas questões, políticas, legislativas e financeiras mas não vamos tratar disso aqui, vamos tratar da possibilidade de emular jogos.

Emulador de Super Nintendo

Emulador de Mega Drive

Emulador de Play Station 1

Emulador de Play Station 2

Emulador de Play Station 3 ( experimental )

Emulador de Nintendo Wii e Game Cube

Procurar ROMs na Internet não é difícil e existem muitos sites especializados, ainda faremos algumas postagens na série de Games para Linux que vão usar emuladores, e vamos disponibilizar o link para download da ROM também! Me prenda se quiser! xD

Jogando Games do Android no Linux

Este é mais uma dica do que um tutorial, primeiro você vai precisar rodar o Android dentro do Ubuntu.

Aprenda a rodar Apps Android no Ubuntu pelo VirtualBox

Para instalar o Apps basta usar a Google Play com uma conta Google para baixá-los, ou instalar o programas APKs manualmente.

angry-birds-android-virtualbox-linux

Usando o Blender

O Blender, mais do que um modelador 3D gratuito e de muita qualidade é uma engine para jogos, e alguns games precisam dele instalado para rodarem, mas são casos bem específicos, mas já postamos dois que precisam do Blender no background para rodar como o Dead Cyborg Ep. 1  e 2 e o YoFrankie .

Veja como instalar o Blender no Ubuntu 

Dead Cyborg - Game feito com a Engine Blender

The Humble Indie Bundle

E para finalizar, o Humble Bundle, que é um serviço/plataforma de games ( especialmente os indies ) que trás sempre um pacote de games a preços realmente acessíveis, sendo que uma parte do dinheiro das vendas vai para os desenvolvedores dos jogos, para incentivá-los a continuar e uma outra parte vai para caridade.

Humble Indie Bundle

O pessoal do Humble Indie Bundle costuma lançar packs de jogos multiplataforma com uma certa frequência, conheça o projeto acessando o site.

Encerrando

Agora com toda essa explicação, espero que você consiga jogar qualquer game que você queira sem sair do seu Linux.

Gostaria de dizer que este post deu um certo trabalho para ser feito e tentei deixá-lo o mais completo possível, passei boa parte do dia pesquisando e escrevendo. Compartilhe ele com os seus amigos e não deixe de acompanhar a nossa série. Possivelmente este artigo está ancorado nos games que postarmos de agora em diante. 

Até mais pessoal!

Games para Linux: Porque você pode fazer o que quiser, inclusive ser um gamer!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!