GamesSistemas operacionais

Dolphin Emu – Uma das melhores maneiras de jogar títulos de peso no Linux

Games com excelente qualidade para você jogar no seu Linux

Se você é um usuário Linux Gamer recente não deve ter sofrido muito com a adaptação, visto que muitos bons games chegaram e ainda estão chegando para a nossa plataforma, dando origem, inclusive, á nossa série Games para Linux.

Existem várias maneiras de jogar no pinguim, inclusive nós já listamos as mais diversas maneiras de se instalar um game no Linux em um artigo muito completo, vale a pena conferir.

O grande problema é que ainda títulos famosos e grandes franquias como Resident Evil, Need For Speed e Call Of Duty ainda não rodam de maneira nativa no Linux, ainda né, ninguém sabe o dia de amanhã.

CoD Modern Warfare 3

É possível instalar as versões Windows no Linux pelo WINE  e Play on Linux, mas nem sempre o resultado é satisfatório.

Dolphin a solução dos problemas

Até agora eu fiz outras citações, quando na verdade o artigo é sobre o Dophin, mas não confunda com o Dolphin gerenciador de arquivos do KDE.

O Dolphin é um emulador distribuído sob a licença GPL V2, multiplataforma, que consegue emular games de Nintendo Wii, Game Cube e Triforce ( que é uma espécie de Arcade baseado no GC ) e desenvolvido originalmente pela  F|RES & ector.

Vantagens e Características do Dolphin

Uma das principais vantagens do Dolphin é conseguir rodar os games em 720p ou 1080p, coisa que nem o próprio Nintendo Wii é capaz de fazer, tornando muitas vezes a experiência de jogo melhor no emulador que no próprio console.

Muito suporte

O Dolphin conta com um portal totalmente em português Brasil e outros idiomas, existem fóruns especializados sobre o software e o código fonte está disponível no Google Code para que outros programadores possam introduzir modificações e melhorar ainda mais o emulador.

Jogue com qualquer controle

Existe uma possibilidade muito ampla de configuração de controles, como há de se saber, muitos games de Nintendo Wii foram adaptados para serem jogados com o  Nunchuk, Zapper e o Classic Controller, entre outros acessórios que a Nintendo lançou para o Console, no Dolphin você pode substituir todos eles pelo Teclado e pelo mouse, sendo que algumas games são melhores jogados com o auxílio de um joystick que pode ser no modelo Play Station e mesmo assim funciona muito bem.

Games de Nintendo Wii

Compatibilidade

Este talvez seja um dos itens mais importantes, quais games funcionam nele?

Na verdade são muitos títulos, muitos mesmo! A ponto de ser mais importante o Hardware do seu computador para rodar determinado game do que a própria compatibilidade com o emulador ( logo mais iremos tratar de requisitos de hardware ).

Se você gostou da possibilidade de jogar bons games através do Dolphin no Linux fique ligado aqui no Diolinux, siga-nos nas redes sociais ou assine a Newsletter para se manter informado, pois vamos postar muitos games para o Dolphin por aqui, mas só aqueles que temos certeza de que funcionam, caso do Mortal Kombat Armageddon que foi postado recentemente.

Mais uma demonstração de que a comunidade em torno do Dolphin é muito ativa, existe no próprio site do emulador uma lista de compatibilidade de games classificados por estrelas, quanto mais alta a compatibilidade mais estrelas o game recebe mais perfeitamente ele roda, normalmente game com 4 e 5 estrelas não apresentam nenhum problema. games com três estrelas apresentam algum bug gráfico ou sonoro.

Requisitos mínimos de Hardware para rodar o Dolphin Emu

Como outros emuladores é necessário um hardware de razoável para bom para emular games, os requisitos mínimos são:

  • Processador dual core com suporte a SSE2 ( Pentium 4 ou superior )
  • GPU com Shader Model 3.0 ( placas a partir de 2009 )
  • 2GB de RAM
  • 50 MB de HD

Como podem ver nada muito extremo, mas é claro que computadores mais parrudos rodarão os games com mais facilidade, para mais detalhes veja o manual de compatibilidade de Hardware em português na página do Dolphin.

E antes que você pense que é necessário placa OffBoard para rodar os jogos, vou dizendo que placas integradas da Intel tem um bom desempenho, quando tratamos de gerações mais novas, Core i3 ou superior.

Uma outra dica válida é a arquitetura do sistema, sistemas de 64 bits rodam os games no Dolphin com alguns FPS a mais, nada que comprometa muito mas para que gosta de desempenho é uma boa opção.

Por que usar o Dolphin?

Para a galera gamer que usa Linux especialmente, emular pelo WINE dificilmente tratá excelentes resultados, salvo algumas exceções, já o Dolphin oferece uma emulação praticamente perfeita dos games com muitas possibilidades e com extrema qualidade.

Recomendações e Instalação no Ubuntu

Como não poderia deixar de ser, tenho que falar sobre pirataria, este tema é amplamente discutido, especialmente no que tange a emulação de ROMs, tanto antigas como novas, recomendamos que leia os seguintes artigos e dê preferência por games originais.

E por último, mas não menos importante, a instalação deste excelente emulador, consulte:

Até mais pessoal, compartilhem o artigo nas suas redes sociais e ajude as pessoas a serem felizes! =D

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!