TutoriaisUbuntu

Como criar uma distro Linux baseada no Ubuntu parte 7: Adicionando novos Wallpapers ao Ubuntu

Coloque os seus próprios Wallpapers na sua Distro

Olá leitor! No artigo anterior eu havia prometido que o próximo seria sobre Wallpapers, portando cá estou eu para falar disso.

Uma parte importante da customização com toda a certeza são os wallpapers, por mais simples que possa parecer este Tweak ele é importante para deixar a sua Remaster com uma cara um pouco diferente.

Como adicionar Wallpapers personalizados no Ubuntu

Os papeis de parede do Ubuntu ficam localizados no seguinte diretório:

/usr/share/backgrounds

Então para adicionar mais wallpapers ao Ubuntu basta movermos os arquivos de imagens para esta pasta, porém, temos duas situação a se considerar:

1- Você quer apenas adicionar mais alguns wallpapers

2- Você quer substituir os Wallpapers pelos seus próprios

Se o seu caso for o primeiro é muito simples e não vai te dar muito trabalho, tenha em mente todas as imagens que você deseja adicionar aos Wallpapers do Ubuntu, de preferência coloque-as todas em uma pasta de fácil acesso e então abra o Nautilus como Root:

gksu nautilus

Digite a sua senha de Root e agora navegue até onde você salvou as imagens que farão parte da sua coleção de Wallpapers, recorte os arquivos ou copie e cole dentro do diretório de backgrounds do seu Ubuntu ( /usr/share/backgrounds ) e pronto! Seus novos Wallpapers estarão disponíveis no seletor de plano de fundo.

Já se a sua ideia de customização for o segundo caso, você terá um pouco mais de trabalho, e existem duas opções:

A Mais Fácil

Você irá levar as imagens que você deseja que sejam os novos Wallpapers da sua distro até a pasta citada no parágrafo anterior e irá substituir os nomes dos mesmos pelo nome das imagens originais, exemplo:

Um dos Wallpapers Padrões do Ubuntu chama-se “Ubuntu.png” e o seu Wallpaper personalizado chama-se “Wallpaper.png” você simplesmente vai modificar o nome do Ultimo para “Ubuntu.png“, porém antes você deve alterar o nome do arquivo original para que não haja conflito de nomes, depois da modificação você pode simplesmente apagar o arquivo original e no seletor de planos de fundo a sua imagem renomeada vai aparecer no lugar na original, faça isso com todos os wallpapers que desejar substituir.

A Mais difícil mas mais profissional

Você deve ter percebido que é necessário trocar apenas o nome de associação da Imagem para que o procedimento funcione, porém para alterar a Imagem e colocar um nome próprio será preciso editar um arquivo XML dentro do diretório /usr/share/gnome-background-properties o nome do arquivo vai variar de acordo com a versão do Ubuntu que você estiver utilizando. O restante do procedimento é igual ao item acima.

Um outro detalhe importante são as transições automáticas de Wallpapers que o Ubuntu tem, dentro da do diretório /usr/share/backgrounds existe ainda uma pasta chamada Contest dentro dela você encontra um outro arquivo XML responsável pelas transições você vai precisar alterar os nomes dos wallpapers nesse arquivo também para os nomes que você colocou nas imagens, caso contrário você verá alguns “quadrados pretos” no seletor de wallpapers, quando clicar em plano de fundo na área de trabalho.

Basicamente é isso pessoal, com essas modificações você poderá modificar os wallpapers padrões do Ubuntu, lembrando que nos arquivos XML supracitados você deve apenas mudar o nome do arquivo e a sua localização, com um pouco de paciência você entenderá que o mecanismo é relativamente simples.

Dicas para Wallpapers de Qualidade

Você não deve usar qualquer imagem como Wallpaper, obviamente além da imagem ser “bonita” ela deve ter uma boa resolução, de preferência acima de 1600X1200 assim você abrangerá praticamente todo o tipo de monitor e terá um desktop mais bonito.

Aqui no Diolinux todo o mês nós lançamos um pack contendo wallpapers com algum tema, normalmente sugerido pelos leitores, confira algumas imagens clicando aqui.

É isso pessoal, até a próxima onde falaremos dos temas Plymouth.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!