Ubuntu

Resolva o cubo mágico com o Ubuntu

Esse vai pra lá… esse vai pra cá… droga! Errei de novo!

Se você foi uma criança feliz nos anos 80 e começo dos 90 você com toda a certeza NÃO teve um desses cubos do demônio mágicos, por que não nada mais frustrante e irritante do que esse brinquedo/puzzle que é muito complicado de resolver.

Um pouco de história

O Cubo mágico também é chamado de Cubo de Rubik, devido ao nome do seu inventor, o húngaro Ernõ Rubik em meados da década de 70, o brinquedo mesmo só se popularizou nos anos 80.

No total, o número de combinações possíveis no Cubo de Rubik é 43.252.003.274.489.856.000

Se alguém pudesse realizar todas as combinações possíveis a uma velocidade de 1 movimento por segundo, demoraria 1400 trilhões de anos, supondo que nunca repetisse a mesma combinação.

O Algoritmo de Deus

Um algoritmo que conseguisse resolver qualquer cubo de Rubik no menor número de movimentos possíveis é designado por “algoritmo de Deus”. Em 2005, o menor número de movimentos para resolver o cubo era de 28. Em 2007, passou a 26. Em 2010, foi provado que o número exato é 20.Para chegar a esse cálculo, alguns matemáticos, um engenheiro do Google e um programador dividiram o problema em 2.217.093.120 partes. A partir daí, os pesquisadores usaram a infraestrutura da companhia americana para processar os dados, chegando à conclusão.

Definitivamente não é um jogo fácil, estou encaixando ele na sessão de games mas ele estaria mais para a categoria “Coisas que só o Chuck Norris faria”.

Resolvendo o Cubo no Ubuntu ( ou tentando )

Existe uma versão virtual do Cubo mágico para você instalar no Linux que você pode ficar tentando resolver nas horas vagas ( supondo que você tenha muitas, pois vai precisar!), existe uma versão para o KDE feita em QT e outra para Gnome feita em GTK:

Instalar a versão KDE

Abra o Konsole e cole os comandos:

sudo apt-get install kubrick

Versão GTK 

Abra o terminal e cole o seguinte comando:

sudo apt-get install gnubik
Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!