Ubuntu

Ainda vale a pena usar o Ubuntu 12.04 LTS?

Com tantas novidades surgindo nas novas versões do Ubuntu ainda vale a pensa usar a versão LTS?

É uma questão que realmente vale a pena ressaltar, tenho algumas considerações a fazer, pois reinstalei a versão LTS do Ubuntu e agora voltei á 13.04, mas você entenderá todos os motivos.

Para quem não sabe LTS quer dizer Long Term Support, essas versões do Ubuntu tem um suporte a atualizações por um tempo maior do que as outras versões, a versão 12.04 LTS do Ubuntu por exemplo, foi lançada em Abril de 2012 e terá suporte de atualizações até 2017.

Tempo de suporte de atualizações do Ubuntu

A versões LTS do Ubuntu com o passar do tempo, quando recebem muitas atualizações surgem as versões intermediárias com atualizações, nomeadamente Ubuntu 12.04.1, 12.04.2 e assim por diante. 

O Ubuntu 12.04 original foi lançado com Kernel 3.2 por exemplo, porém se você for baixar hoje o Ubuntu 12.04.2 LTS ele estará com o Kernel 3.5 com algumas modificações e atualizações nos programas que acompanham a distro.

Depois de algumas explicações voltamos ao tópico…

Ainda vale a pena usar o Ubuntu LTS?

Claro que definir isso é pessoal, o que vamos apresentar aqui é uma série de vantagens e desvantagens que eu percebi usando as duas versões.

Eu usei o Ubuntu 12.04 por muito tempo, quando foi lançado o Ubuntu 12.10 eu simplesmente não o usei, pulei essa versão e só fui trocar de Ubuntu quando foi lançado o Ubuntu 13.04 e nossa, quanta diferença!

O Precise Pangolin é o mascote da versão 12.04 do Ubuntu

Obviamente, até pela questão de suporte estendido, a versão LTS é mais indicada para empresas e para usuários que buscam estabilidade. As versões LTS do Ubuntu costumam não arriscar com pacotes que ainda são duvidosos, e isso exclui boa parte das novidades tecnológicas implementadas no Unity em versões posteriores, o Ubuntu 12.04 LTS ainda usa o Unity 5, que apesar de ser estável é um pouco mais pesado se comparado com o Unity em versões mais novas como a do Ubuntu 13.04, que é a versão atual.

As versões mais novas do Ubuntu, leia-se 13.04, possui um Unity mais polido e integrado, com aplicativos mais novos e novas maneiras de configurar algumas coisas.

Desde março de 2013 estive usando as versões betas do Ubuntu, e não fiz uma nova instalação quando a nova versão foi lançada, apenas fui atualizando e o sistema sempre se mostrou muito bonito e produtivo, mas depois de um certo tempo o Ubuntu ficou mais lento, coisa que me fez tentar melhorar o desempenho gráfico do sistema usando o repositório Xorg Edgers, e para o meu azar, tive problemas seríssimos e resolvi então formatar o computador e instalar a versão LTS do Ubuntu com todas as suas atualizações.

O sistema é muito estável e aquelas mensagem de error apport do Ubuntu muito raramente aparecem, coisa que é um pouco mais frequente no Ubuntu 13.04, pontos positivos do Ubuntu 12.04 LTS:

  • Ainda é mais estável que versões mais novas
  • Não ocorrem travamentos
  • Programas são mantidos em versões seguramente estáveis 

Pontos negativos:

  • É necessário instalar alguns PPAs para instalar a ultima versão de alguns programas como o GIMP
  • Ubuntu One ainda não tem a mesma integração que existe em versões mais novas
  • Unity mais pesado que versões mais novas

Mas então, vale a pena ou não?

Mascote do Ubuntu 13.04 Raring Ringtail

Se para você ter as últimas novidades e implementações no Ubuntu é importante, com toda a certeza o Ubuntu 12.04.2 LTS não é recomendado para você, se você gosta de ter essas mesmas novidades e uma certa melhora de desempenho em relação a novos drivers, pelo “polimento” do Unity e novas versões do Kernel, use versões mais novas do Ubuntu.

Como você deve saber, é possível instalar versões mais novas do Kernel e mesmo dos programas, existem muitos tutoriais pela internet por ai, inclusive aqui no Diolinux, mas isso deixará o seu Ubuntu LTS mais instável e se for para usar coisas “instáveis” instale uma versão mais nova do Ubuntu que ele estará mais bem integrado com as novidades.

Se for para usar o Ubuntu LTS, mantenha-o estável e ele será um parceiro fiel durante muito tempo ainda.

E você o que pensa a respeito, vale a pena usar o Ubuntu LTS ou você prefere usar as versões mais novas?

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!