Como criar uma distro Linux baseada no Ubuntu parte 10: Gerenciadores de Login - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo

Responsive Ad Slot

Como criar uma distro Linux baseada no Ubuntu parte 10: Gerenciadores de Login

Aprenda a instalar os principais gestores de Login no Ubuntu

quinta-feira, 25 de julho de 2013

/ por Dionatan Simioni

Mais um passo para você ter a sua própria Distro customizada

Olá pessoal, dando continuidade a nossa série, hoje vamos tratar uma parte muito importante para o sistema, os gerenciadores de login.
Os gerenciadores de login são softwares que gerenciam o inicio de sessão do nosso sistema, "trocando em míudos", é onde você escolhe o usuário e digita a senha para logar no sistema, logo depois dele ser iniciado. 
Eu particularmente não altero muito essas configurações, mas você pode querer alterar, e mais, poder querer mudar o seu gerenciador de login, e isso no Linux é perfeitamente possível.

Ubuntu logo


Vamos conhecer as opções

Como este tutorial se destina a pessoas com conhecimentos mais avançados não foi me deter muito explicando alguns detalhes que eu considero óbvios, como onde digitar comandos e coisas do tipo.
Dentre as opções de gerenciamento de Login para o Ubuntu, que é a distro que escolhemos para fazer este tutorial à 9 artigos atrás estão.

LightDM

Que é o próprio Gestor de Login do Ubuntu, portanto você não precisa instalá-lo, para alter as configurações do LightDM você deve mexer nos arquivos que estão dentro da pasta /etc/lightdm, nesta pasta você encontrará os arquivos de configuração e neles você poderá por exemplo habilitar ou não habilitar determinados usuários, mas se você pretende alterar a aparência do LightDM a pasta que você procura é a /usr/share/unity-greeter, nela você encontrará as imagens do LightDM e você poderá substituir as mesmas por outras de mesmo tamanho, a dica é manter o mesmo nome do arquivo original, modificando apenas a imagem para que não haja conflitos.

GDM

Este é o gereciador de Login do Gnome, e ele foi muito utilizado pelo Ubuntu até a versão 11.04 se não me falha a memória, ele é um gestor mais simples e mais leve e pode ser instalado usando este comando:
sudo apt-get install gdm
Durante a instalação será aberto um terminal interativo onde você deve escolher qual gestor de Login você deseja usar como padrão, escolha o GDM e pronto, agora você tem outro gestor de login, essa dica vale para os próximos gestores que formos utilizar, é bom atentar também para o fato do GDM, assim como os outros gestores que iremos mostrar baixarem mais pacotes que são suas dependências.

KDM 

Este é o gestor de Login do KDE, para instalar use:

sudo apt-get install kdm

Assim como o GDM ele irá baixar outros pacotes para suprir as suas dependências e este eu não recomendo você usar na sua distro, a menos que você esteja usando o Kubuntu como base, a vantagem de se usar o KDM é a fácil personalização que pode ser feita usando temas que o próprio sistema dispõe para a instalação.

MDM

O MDM é o gestor de login do Linux Mint e na sua última versão está muito bonito e personalizável através de temas, como ele é feito usando HTML5 ele proporciona inúmeras opções de animações e temas, mais informações sobre como instalar e como aplicar os temas aqui.

Se você quiser ler os outros artigos que complementam e explicam melhor como criar uma distro Linux acompanhe a nossa série por aqui.


Até a próxima!
Quer continuar por dentro de tudo o que acontece por aqui?

Então curta nossa página no FACEBOOK, siga o blog no TWITTER  - Siga também nossos escritores 
@dionatanvs - +Dionatan Simioni - + Elian Medeiros 

Baixe o APP do Diolinux para o seu Smartphone

Se você tiver alguma dúvida procure um de nossos grupos de discussão no Facebook:

Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo