Sistemas operacionaisTutoriaisUbuntu

Como criar uma distro Linux baseada no Ubuntu parte 9: Editando Menus

Mais um passo para criar a sua distro

Olá pessoal, depois de um pausa maior do que deveria ser, a nossa série de tutoriais de remasterização está de volta, e para refrescar a memória dos que já esqueceram tudo o que foi postado vale lembrar que este já é o nono artigo, portanto, você tem muita leitura pra fazer antes de continuar.

Para quem está chegando agora cabe dizer que esta série está sendo feita a pedido dos leitores e usuários do Diolinux e do Diolinux OS, respectivamente, depois que começamos a fazer essas Remasters do Ubuntu muitos mandaram e-mails pedindo tutoriais para que pudessem criar as suas próprias customs, e como nós gostamos de aguçar a criatividade da galera estamos desenvolvendo esta que você está lendo e o tema de hoje é: Menus.

Por que modificar um Menu?

Modificar um Menu os menus da distro pode torná-la mais fácil de usar, mas certamente o principal motivo é a personalização visual, mudar determinados ícones ou adicionar determinados atalhos, excluir outros, etc.

Para modificar os Menus do Ubuntu recomendamos dois programas, ambos com boas qualidades, dê uma olhada em ambos e escolha o seu preferido:

Eles podem ser úteis em situações específicas, com por exemplo, você aplica um dos muitos temas que temos aqui mas não gosta do ícone de um programa específico, com estes editores você pode modificar o ícone do software.

Como conselho, para organizar melhor os ícones alternativos, crie uma pasta oculta dentro do diretorio home como uma pasta oculta.

Para ocultar uma pasta no Linux basta adicionar um . ( ponto ) antes do nome da pasta: .exemplo

Procure imagens preferencialmente em PNG com o fundo transparente, se você for bom de design gráfico pode usar o GIMP para fazer os seus próprios ícones, temos duas dicas para dar um upgrade no seu GIMP.

Editor de Menus Ezame

Independente de qual dos programas você escolher a maneira de operá-los é semelhantes, depois de instalados você pode abrir ambos pela Dash.

Para editar algum Menu basta clicar sobre ela no lado esquerdo, do lado direito aparecerão as possibilidades, como mudar o seu Nome, ocultar ou mostrar e muitas outras, isso vale para os programas nos menus também.

Até a próxima e logo logo tem mais!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!