Microsoft investe no OpenStreet Maps para concorrer com Google Maps - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo

Responsive Ad Slot

Microsoft investe no OpenStreet Maps para concorrer com Google Maps

Projeto Open Source de Mapas recebe apoio da Microsoft

quarta-feira, 10 de julho de 2013

/ por Dionatan Simioni

Projeto OpenSource é apoiado pela Microsoft

O Open Street Maps já foi tema de um artigo aqui no blog e para quem não conhece ele é um projeto de código fonte aberto que visa proporcionar uma aplicação de mapas ( mapeamento ) semelhante ao Google Maps, tudo isso com a ajuda de voluntários, que hoje somam mais de 500 mil indivíduos num sistema comunitário semelhante ao que a Wikipédia adota.

Open Street Maps

A Google é uma grande potência em vários segmentos, um deles são os Mapas, o chamado Google Maps é o software de referência para localização geográfica para a maioria das pessoas e empresas que utilizam os seus serviços de algumas maneiras.
O trabalho é de extrema qualidade e é tido como referência, ótimo! Ou nem tanto, pois o Google Maps é gratuito somente para o usuário doméstico, empresas que desejam integrar os seus serviços ao Google Maps devem pagar pela API ao Google.
Um exemplo disso é o localizador geográfico dos iPhones, a localização é dada através do Google Maps, para tentar economizar e não depender mais da "gigante de buscas" a Apple tentou desenvolver o Apple Maps que como vocês devem lembrar, foi um fracasso total!


Novo logo da Microsoft


Agora é a vez da "gigante dos softwares", Microsoft, colocar as manguinhas de fora para desenvolver um produto que seja concorrente ao Google Maps Até porque um Bing Maps poderia te levar para PQP xD mas mais ciente do que a Apple a Microsoft não quis desenvolver algo próprio e sim investir no projeto Open Source, Open Street Maps, no intuito de melhorar um produto gratuito para que todos possam se beneficiar.

Segundo reportagem recente do New York Times, algumas empresas já estão desistindo do Google Maps para adotar padrões abertos como a rede social Foursquare.

O fundador do projeto, Steve Coast, agora trabalha para a Microsoft no Bing e não abandonou o projeto do Street Maps, ele estaria trabalhando para tornar mais simples a tarefa de obter e usar informações do OpenStreetMap. De acordo com a mesma matéria do New York Times, a Microsoft já teria doado “valiosos dados” para o serviço, que também é adotado pelo Bing.

E a briga entre as empresas, Google vs Microsoft, não para por aí, um vive provocando o outro, veja mais exemplos disso aqui e aqui.

E você leitor, o que acha da Microsoft apoiar um projeto Open Source como este?

Quer continuar por dentro de tudo o que acontece por aqui?

Então curta nossa página no FACEBOOK, siga o blog no TWITTER  - Siga também nossos escritores 
@dionatanvs - +Dionatan Simioni - + Elian Medeiros 

Baixe o APP do Diolinux para o seu Smartphone

Se você tiver alguma dúvida procure um de nossos grupos de discussão no Facebook:

Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo