GamesSistemas operacionais

Jogando no Linux – Top Gear – Recordando e Analisando

Um dos games de corrida mais marcantes de todos os tempos e você pode jogar no Linux

Se hoje em dia os títulos da série Need For Speed são referência no gênero de corrida, antigamente a coisa era diferente, especialmente se você tinha um Super Nintendo.

Top Gear foi lançado em 1992 e era para ser lançado para o NES, conhecido como Nintendinho, os brasileiros não conhecem muito o Nintendinho, mas conhecem o Poly Station que é quase a mesma coisa.

Mas nessa época a Nintendo estava lançado o seu mais popular console, o Super Nintendo, fato que acabou influenciando na escolha de desenvolvimento do game e fez ele ser lançado exclusivamente para a nova plataforma.

Top Gear Multiplayer

Na Europa o Game recebeu outro nome, Top Racer, e por incrível que pareça, fora do Brasil o game nem fez tanto sucesso assim, tanto que qualquer referência ou análise, homenagem ou seja lá o que for feita à Top Gear e quase sempre feita por brasileiros como nós.

Top Gear foi uma versão melhorada de Rad Racer que era um game de corrida para consoles 8 Bits, um dos grandes destaques era o modo multiplayer para dois jogadores, onde o tela era divida ao meio na horizontal e você poderia jogar com os seus amigos ao mesmo tempo, para época isso era incrível!

Top Gear

Um dos maiores mistérios do game é a imagem de fundo do menu inicial, o mesmo meno onde você pode selecionar os carros para jogar ( eram 4 ), até hoje ninguém sabe que lugar é aquele.

psLRnvyNKHxCLGjJER4Sw9Ez3pbRH0NywH Xr1OnzU0kSc5ylXb4td3tXBFdvJZ VXoAP3CvhdaxEe6dhrYkcf46GBAWGJC6BYc6X BaUpc4c9zjH77A6J nz Li7EH6zF7HkW o

E falando nos Carros, você sabia que eles tem nome? Pois é, vamos conhecer algumas características deles:

Cannibal(Vermelho)147 milhas por hora (237 km/h) – mais rápido do jogo.5.9 segundosBaixa aderência dos pneusAlto consumo de combustível (o maior do jogo).Inspirado na Ferrari Testarossa de 1991
Sidewinder(Branco)131 milhas por hora (211 km/h).3.5 segundosForte aderência dos pneusBaixissimo consumo de combustível (o menor do jogo).Inspirado na Ferrari 288 GTOde 1985
Razor (Roxo ou púrpura)137 milhas por hora (220 km/h)5.0 segundosBaixa aderência baixa dos pneusModerado consumo de combustívelInspirado no Honda NSX
Weasel (Verde-azulado)137 milhas por hora (220 km/h)4.3 segundosModerada aderência dos pneusModerado consumo de combustível.Inspirado no Porsche modelo 959

Uma das coisas mais legais do game eram as possibilidades, restritas se compararmos com os games de hoje, mas para a época… era possível usar Nitro e em algumas pistas mais longas era necessário parar para abastecer ( e eu nunca achava a po**a do PitStop ), além de que carros específicos tinham vantagens e desvantagens dependendo das pistas e por falar em pistas, duas delas eram no Brasil, uma na Amazônia e outra no Rio de Janeiro. 

Trilha sonora

Esta merece um destaque especial, criada pelo artista Barry Leitch originalmente como trilha sonora da série Lotus Turbo Challenge de computador Amiga, foi remixada para o Top Gear e é um dos pontos mais marcantes do jogo. 

E pode ter certeza, não tinha música ruim, e toda vez que eu ouço, mesmo hoje em dia, da uma nostalgia enorme, veja algumas músicas:

Além da trilha sonora “fodástica” o game anda contava com outros elementos de áudio, como som ambiente, aumento e redução de marchas, som do motor e do Nitro.

E a trilha sonora está ainda tão presente para os fãs que encontramos no YouTube verdadeiras obras de arte feitas por brasileiros para homenagear Top Gear.

E o game ganhou outras sequencias, Top Gear 2 em 1993 e Top Gear 3000 em 1994 com um tema mais futurista, mas a mais marcante foi a edição de estréia.

Saíram também versões para consoles posteriores, o último em 2004 para PlayStation 2 mas nenhum tem o mesmo carisma da primeira versão.

E como jogar este clássico no Linux

Para jogar esse clássico chamado Top Gear direto do seu Linux você vai precisar de duas coisas:

Até a próxima pessoal!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!