AndroidOpen source

Replicant: FSF quer criar um Android totalmente Open Source

Um sistema móvel totalmente Open Source

Apensar do Android ser um sistema operacional baseado em Linux ele não segue todos os princípios do software livre, mas que segue né?

Até se você for ver pouquíssimas e e desconhecidas distros fazem parte do que a FSF ( Free Software Fundation ) chama de “dentro dos padrões do Software Livre”.

Pensando nisso e olhando para o mercado Mobile que ganhou muito destaque nos últimos anos, fazendo muitas empresas e organizações envolvidas com projetos de SL entrar no ramo como a Canonical com o Ubuntu Edge e até mesmo o Vivaldi, o Tablet com KDE, a Fundação do Software Livre quer criar uma versão do Android que contenha totalmente software livre.

Replicant: Android OpenSource

Mas o Android original não é Software Livre?

Sim e não, partes do código são realmente software livre, e boa parte dos códigos que o Google desenvolveu são, salvo algumas restrições, mas quando o Android é embarcado em Smartphones de outras empresas, como Samsung e HTC a inserção de drivers proprietários no sistema é dada afim de que o mesmo funcione sobre determinada plataforma, fazendo com que  o Android tenha muito mais softwares fechados do que abertos.

Replicant

O projeto está sendo chamado de Replicant e já está em desenvolvimento, porém, suporta muito poucos aparelhos, razão pela qual a FSF lançou uma campanha de angariação de fundos para portar o Replicant para o maior número de devices possíveis.

A ideia é realmente só usar aplicativos de código aberto e gratuitos tendo como o base o mercado Open Source F-Droid.

O que você achou na iniciativa?

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!