Softwares

Audacity – O melhor software para editar áudio no Linux

Já pensou em trabalhar como editor de áudio ou até mesmo tirar projetos pessoais do papel, como, por exemplo, a gravação de seu podcast, mas ainda não sabe por onde começar?

Existem diversas soluções DAW disponíveis na internet, sejam elas pagas ou gratuitas e se você deseja se aprofundar neste assunto, o Audacity pode ser um ótimo ponto de partida, por ser um dos melhores softwares para trabalhar com edição de áudio no Linux.

Venha conhecer um pouco mais sobre essa DAW gratuita e poderosa que está há mais de 20 anos disponível no mercado.

Mas primeiro, o que é uma DAW?

O primeiro passo para iniciar no mundo da edição de áudio é se familiarizar com um software DAW (Digital Audio Workstation) é um software que serve como uma mesa de trabalho, para gerenciar e editar arquivos de áudio digital nos mais diversos formatos, como .wav, .mp3, .ogg, entre outros.

TJBGWw5MfYfnIrbUVGUUqD8RU lfKVCqRXwWq6sMezDo4zOAmVdQSBdGmtqAEPlrVo70L8ZugI9jxJ9DhynFDwlQaxrH X87cu0rMAQq36PkIZvDQs qC APIdWBfDs0KY4RvdEW
Projeto no software DAW Reaper

Através dela, você pode cortar, mixar, adicionar efeitos, configurar volume e muito mais, com os conhecimentos adequados e é claro um pouco de criatividade.

Conheça o Audacity

O Audacity é um dos melhores softwares do segmento de edição de áudio, não devendo nada quando comparado aos seus concorrentes proprietários e em alguns casos até mesmo os pagos. 

Ele é um software livre inicialmente desenvolvido pela comunidade, porém, há pouco tempo, foi comprado pela Muse Group, empresa bastante consolidada no ramo de áudio e produção musical, conhecida por suas ferramentas de áudio como o MuseScore, Ultimate Guitar, Tonebridge e várias outras.

Contendo ferramentas de remoção de ruídos, edição multifaixas e até mesmo a capacidade de gravar o som de seu microfone ou do próprio sistema operacional, ele se torna um software ideal para criadores de conteúdo em áudio que podem economizar uma bolada em licenças e mensalidade de softwares como o FL Studio e o Adobe Audition.

Dentre alguns de seus recursos temos:

  • Gravação: possibilidade de gravar áudio ao vivo através do microfone ou um mixer;
  • Exportação e importação: ele consegue exportar projetos para uma ampla gama de formatos de áudio, além de realizar a importação de vários formatos para edição.
  • Qualidade sonora: ao editar um projeto, qualidade é essencial e o Audacity fornece a melhor qualidade possível, suportando projetos sonoros de 16 bits, 24 bits e 32 bits.
  • Suporte a plugins: você pode adicionar plugins de efeito LADSPA, LV2, Nyquist, VST e Audio Unit ao Audacity, além de poder criar seus próprios plugins.
  • Edição de áudio fácil e prática: no Audacity, você possui todas as funções básicas de edição de áudio e ainda tem a possibilidade de utilizar atalhos de teclado para não depender do mouse.

A solução ideal para iniciar seus projetos

Com um preço bastante agradável (afinal de graça é o melhor preço) e uma ampla gama de recursos disponíveis para uso, o Audacity é um software bastante competente para ser utilizado em seus projetos.

Um exemplo de projeto grande criado a partir do Audacity é o DioCast, o podcast do projeto Diolinux que sai toda a quarta-feira às 12h em seu agregador de podcasts favoritos e aqui no blog através de sua página oficial.

H6N9NL7iTjOS6YKlDRLcxHWXXTGwcszSBV07RBHsJ6eYKjqV5kunMwnz8NjsmuhcyOCXQIjZ2ZHTfVueBt T K7WeDeMll0EOGEmV eTH8pofd aq7tGNXYmhOL8cXeGCeFZH3wh

Inclusive, se você deseja criar seu próprio podcast, mas ainda não sabe como realizar a edição dele, ou deseja aprender a extrair todo o potencial do Audacity, temos um curso no Diolinux Play que irá te ensinar tudo o que você precisa aprender sobre essa DAW poderosa.

Instalando o Audacity em sua distribuição favorita

Bem por ser um projeto bastante conhecido entre os usuários ao redor do mundo, o Audacity está disponível nos repositórios oficiais da maioria das distribuições Linux, bastando apenas procurar pelo software na loja de aplicativos do sistema.

Porém, se você deseja utilizar a versão mais recente do projeto, a versão em Flatpak disponível através do Flathub é a opção mais recomendada.

Você já conhecia o Audacity? O que acha deste software DAW?

Até o próximo artigo pinguim!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
415 postagens

Sobre o autor
Olá pessoas, me chamo Carlos Augusto e desde meus 6 anos sou apaixonado por tecnologia, principalmente por computação. Além de tentar ser um projeto de redator, no tempo livre gosto de fazer algumas manutenções e gambiarras!
Artigos
    Postagens relacionadas
    VídeoSoftwares

    Será que 2024 é realmente o ano do Wayland?

    VídeoSoftwares

    Acesse uma distro Linux pelo navegador de internet!

    VídeoSoftwares

    Opera GX é realmente um navegador gamer?