Elementary OS sem dó nem piedade - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo

Responsive Ad Slot

Elementary OS sem dó nem piedade

Uma análise fria do Elementary OS, confira e deixe a sua opinião.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

/ por Dionatan Simioni

Uma distro não recomendada para iniciantes

Olá pessoal  hoje vamos apresentar a vocês que ainda não conhecem esta excelente distro chamada Elementary OS, na sua versão estável de codenome "Luna" que foi lançada a pouco tempo como você pode ver aqui.

Elementary OS Luna Final


O que é o Elementary

O Elementary OS é uma distro baseada no Ubuntu 12.04 LTS e por isso muito estável e com ainda muito tempo de suporte, ao que parece os desenvolvedores pretendem lançar apenas versões "ditas finais" acompanhando os lançamentos LTS da distro da Canonical.

Pontos positivos

Uma ambiente gráfico desenvolvido especialmente para a distro chamado Pantheon - veja como usar o Pantheon no Ubuntu - tudo é muito bonito e integrado, com muitos programas desenvolvidos para a distro, muito leve e simplista, simplista até demais.

O Elementary chamou muita atenção no seu lançamento, tanto que nos primeiros dias no DistroWatch ela estava como a mais visualizada, mas agora já caiu novamente.

Elementary OS


O ambiente Pantheon-Shell é muito simples de usar, é intuitivo, o menu de aplicações é muito bom, apesar de eu considerar que ele tenha um defeito, mas isso vou falar mais para a frente, e é o tipo de distro tão bonita e bem feita que dá vontade de você usar só para ficar clicando nas coisas! =D

Apesar de não ser a melhor seleção de programas que existe ele traz consigo bons programas, como o reprodutor de músicas Noise e o Totem como reprodutor de vídeos.

O Boot é muito rápido e a tela de login é um "LightDM" melhorado, muito bonito mesmo!
Acho que beleza é mesmo o ponto principal do Elementary.

Ele consome poucos recursos do computador também, e o gerenciador de arquivos é muito leve e com muitos recursos.

Pontos negativos e á melhorar

Infelizmente o Elementary OS não é indicado para iniciantes no Linux, porque até eu mesmo com já alguns anos de experiência tive algumas dificuldades, para deixar o Elementary "redondo" para o uso é necessário fazer muitas modificações.
Instalei a versão Luna Final em dual boot no meu computador e percebi alguns pontos negativos para o uso, especialmente por alguém que está vindo do Windows ou do Mac e até mesmo do Ubuntu.

Não vem com o Libre Office

Este é um aplicativo essencial e todas as distros Linux que se presem o carregam consigo, ou o Libre Office ou outros aplicativos de edição de texto mais avançados como o AbiWord por exemplo e o Gnumeric para planilhas, mas no Elementary não há nada.

Sem monitor do Sistema

É uma aplicação simples, que não ocupa espaço, não faz uma grande diferença em termos de desempenho do sistema nem nada disso, poderia vir instalado por padrão no Elementary com toda a certeza.
Percebi a sua ausência quando fui procurar o mesmo para ver o consumo de memória do sistema, visto que pelo que tinha ouvido falar ele consome poucos recursos. E realmente consome poucos recursos, mas nada que o Unity ajustado não se equipare.

Sem plugins pré-instalados

Certo, isso nem mesmo o Ubuntu tem ( o Linux Mint sim! ) e instalado o Ubuntu Restricted Extras não resolve tudo, especialmente a questão do Flash no navegador padrão, Midori.
Acho que isso poderia ser considerado a ser incluído, nada melhor do que "ligar e usar."

Linguagem incorreta

Apesar de ter selecionado o português como linguagem, não instalei a linguagem ao mesmo que tempo que instalava o sistema como sempre faço, esperei que o sistema me avisasse que o pacote de idiomas estava incompleto como acontece no Ubuntu, mas isso não aconteceu, tive que abrir o "suporte a idiomas" e lá só estava instalado o inglês, tive que procurar  e instalar manualmente o português.

Posicionamento inadequado dos botões de controle da janela

Isso é algo um pouco estranho, e talvez até meio chato da minha parte, mas sabe como é, costume é costume, mas acho que seria mais adequado colocar todos na direita ou todos na esquerda, mas no caso do Elementary, temos o botão "fechar" na esquerda e botão "Maximizar/Restaurar" na direita na janela e não existe o minimizar, algo totalmente confuso para que está iniciando.

Gerenciador de arquivos sem opções de personalizar o clique duplo

O Gerenciador de arquivos Pantheon Files é muito bom! Muitos recursos, muito organizado, mas... sempre tem um mas, ele abre as pastas com um clique único, semelhante ao Kubuntu, o grande problema reside em não poder escolher se você quer isso ou não, o que é primário em todos os outros gerenciadores. No mais, achei ele perfeito.

Midori não é a melhor escolha

Não sei exatamente o porque da escolha do Midori como navegador padrão do sistema, talvez pela leveza e por poder se integrar melhor ao resto do ambiente, mas certamente ele não é uma boa escolha, ainda mais com o Firefox e o Chromium dando sopa, ser apenas diferente não basta, tem que ser bom também.

Menu não abre com a tecla do Windows

Esse é um capricho meu talvez, mas não gosto de sistemas onde o menu não abre com a tecla Super, isso diminui a minha produtividade, essa também sempre foi uma crítica que fiz ao KickOff do KDE, mas nela há uma maneira de fazê-la funcionar dessa forma.

Área de Trabalho sem ícones

Essa parte é realmente estranha, eu não sei se algo aconteceu errado durante a instalação do Elementary, deixo aberto aos comentários do usuários mais antigos do sistema, mas ele não possui a pasta Desktop?
Não posso criar uma pasta ou colocar um arquivo na área de trabalho?
Ele até poderia trazer a área de trabalho sem ícones mas deveria haver a opção de configurar isso.

Falta de coisas úteis e presença de coisas dispensáveis

Apesar de ser muito bonito o ambiente lembra muito o Mac OS, o que pode ser positivo ou negativo dependendo da avaliação, mas não é exatamente esse o problema, existem aplicativos como o Shotweall, Calendário, Geary que são dispensáveis para um usuário comum, minha sugestão não é exatamente remover da ISO afinal eles são úteis, mas se o objetivo deles era diminuir o tamanho da ISO para caber em um CD porque não abrir mão destes e colocar uma suíte office?


Considerações Finais

Em resumo, o Elementary é muito bom, e eu usaria ele como distro padrão, mas ele deve ficar "mais fácil" para usuários novatos se quiser atrair mais público, sei que muitos dos pontos negativos que citei no artigo podem ser corrigidos com alguns ajustes, especialmente usando o aplicativo Elementary Tweak, mas volto a dizer, ele deve trazer mais opções por padrão e quem sabe repensar um pouco a questão dos programas que vem junto da distribuição, afinal acredito que ninguém se importe em baixar alguns megabytes a mais em prol de algo melhor e mais completo.

O que vocês o que acham, concordem ou discordem, comentem!

Quer continuar por dentro de tudo o que acontece por aqui?

Então curta nossa página no FACEBOOK, siga o blog no TWITTER  - Siga também nossos escritores 
@dionatanvs - +Dionatan Simioni - + Elian Medeiros 

Baixe o APP do Diolinux para o seu Smartphone

Se você tiver alguma dúvida procure um de nossos grupos de discussão no Facebook:

Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo