Tecnologia

Como criar uma distro Linux baseada no Ubuntu parte 11: Gerenciadores de Programas

Qual “Central de Programas” devo usar?

Olá pessoal, retomando a nossa série que vai te ensinar a criar uma distro baseada no Ubuntu, estamos quase chegando no final e vamos efetuar os últimos ajustes agora.

A Central de Programas do Ubuntu hoje é referência e um exemplo a ser seguido de praticidade para instalar programas no Linux, tanto que depois de Ubuntu usar este recurso muitas outras distros passaram a usar os seus respectivos centros de softwares, mas é melhor mesmo usar o Central do Ubuntu?

Qual Central de Programas escolher?

Na prática, em qualquer distro baseada no Ubuntu e que utilize os seus repositórios é possível instalar o Ubuntu Software Center através do comando:

sudo apt-get install software-center
Muon Software Center

Mas se você usa distribuições baseadas do KDE, seguindo nossos exemplos leia-se Kubuntu, a Central de programas pode não ser a melhor a opção, apesar de ser uma excelente alternativa.

Se você usar o Ubuntu recomendamos usar a boa e velha Central de Programas que vem juntamente com a distribuição, opcionalmente você pode instalar a Central de Programas do Linux Deepin, que também é uma excelente opção, fizemos isso no Diolinux OS 2 LTS e se você quiser aprender a instalar na sua “custom distro” você pode fazer isso por aqui.

Deepin Software Center

Se você usa o KDE é recomendado usar o Muon Software Center que apesar de não ser muito “bonito” é muito leve e funcional além de ter uma integração já com o Kubuntu.

Use o Synaptic

O Synaptic é uma das melhores invenções já feitas em ambientes Linux, sendo que as “Centrais de Programas” que apareceram depois dele são praticamente um interface “mais bonitinha” para o mesmo.

Perto da Central de Programas o Synaptic pode ser considerado “difícil” e uma ferramenta um pouco avançada para iniciantes, tanto que ele foi removido do Ubuntu, à alguns anos atrás ele vinha como parte da distro, mas nada impede que você use ele como ferramenta principal para instalar pacotes removendo outro centro de software ou você pode usá-lo como ferramenta auxiliar para os usuários que querem ver o nome de cada pacote que estão instalado na distribuição se sentirem satisfeitos, a escolha de um ou outro depende de você e qual o “ar” que você quer dar à sua distribuição, se ela será algo “mais simples” ou “mais hardcore”.

Synaptic no Ubuntu

Nada impede que você use os dois, eu mesmo adoro a praticidade da Central de Programas mas em alguns casos prefiro fazer as coisas pelo Synaptic.

Para instalar o Synaptic no Ubuntu ou derivado, use o comando abaixo:

sudo apt-get install synaptic

Uma distro mais simplista sem gerenciador gráfico

Cada um com as suas ideias e quem sabe possa não querer usar um gerenciador gráfico e instalar e gerenciar pacotes apenas usando o APT – Veja aqui uma coletânia de dicas sobre o Apt-get –  para isso você precisa remover a Central de Programas do Ubuntu:

sudo apt-get remove software-center

Porém atenção nessa parte, e vejam a ironia, eu recomendo usar o Synaptic que desinstalar a Central de Programas do Ubuntu para você saber quais pacotes são afetados, normalmente tudo corre bem mas se por um acaso ela pedir para remover mais pacotes dos que os que devem ser removidos tome cuidado no que você vai desinstalar, pois isso pode prejudicar o sistema, especialmente se o pacote Ubuntu-desktop estiver relacionado, se estiver NÃO CONTINUE!

Depois de desinstalada a Central de Programas você pode remover o Synaptic também e ficar sem nenhum gerenciador, no terminal:

sudo apt-get remove synaptic

Pronto! Agora sempre que você quiser instalar algo terá de recorrer ao terminal.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!