NotíciasUbuntu

Ubuntu EDGE pode não ser mais lançado?

“Ou atrasa ou emperra”

Não há como negar que cada vez que a Canonical coloca no ar a contagem regressiva, cria-se uma expectativa sobre qual será o anuncio. Foi assim no começo de 2013, com o anuncio do Ubuntu Phone, depois do Touch e agora em Julho, do Ubuntu Edge.

Para a criação e lançamento de um Smartphone com seu sistema operacional mobile, Mark Shuttleworth optou por não arcar sozinho com os custos, que serão de no mínimo 32 milhões e partiu para o financiamento coletivo.

A ideia foi extremamente bem-aceita, em apenas 24 horas, foram arrecadados 3,5 milhões. Tudo indicava que não só usuários da versão Desktop/Notebook do Ubuntu colaborariam, mas também entusiastas do software livre em geral, como interessados em um gadget de bom hardware e preço relativamente baixo (uma vez que a ideia original é de que o usuário possa optar pelo Android).

Mesmo com toda a empolgação inicial, as doações foram decaindo nos dias seguintes e a meros 14 dias de finalizar o financiamento, o projeto pode vir a ser cancelado. Mais detalhes sobre o atraso, ou mesmo cancelamento pode ser encontrado no portal Software Livre Mobile

Apesar de saber que “Sem dinheiro não se vai a lugar nenhum” acredito que o projeto não vá ser cancelado, mas possivelmente atrase um pouco o lançamento, a não ser o “Tio Mark” puxe o talão de cheques e pague ou alguma empresa comece a patrocinar o mesmo.

Se você ainda não sabe direito como é o Smartphone vale dar uma olhada em 3D nele e depois ver este gráfico comparativo entre o Ubuntu Edge, o iPhone 5 o Samsung Galaxy S4.

O que você acha que vai acontecer?

Artigo enviado por +Daigo Asuka

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!