Intel não vai apoiar o XMir por enquanto - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo.

Responsive Ad Slot

Intel não vai apoiar o XMir por enquanto

Intel deixa de fornecer drivers para o XMir

domingo, 8 de setembro de 2013

/ por Dionatan Simioni

XMir não terá drivers Intel até que fique estável

Uma notícia que atrapalha um pouco o desenvolvimento e evolução do XMir, o novo servidor gráfico do Ubuntu, a Intel anunciou que não vai dar suporte, pelo menos por enquanto, ao XMir que deve vir na próxima versão do Ubuntu.
A desculpa da empresa foi um pouco esfarrapada à meu ver, basicamente eles disseram que não vão apoiar o o XMir porque não gostaram muito dessa decisão da Canonical, a Intel planeja apoiar o desenvolvimento do Wayland como sendo a nova geração de servidores gráficos para Linux.

Intel e Ubuntu

E o que isso afeta no seu dia-a-dia usuário?

A Canonical já tratou de acalmar um pouco as pessoas que ficaram preocupadas com o desempenho dos drivers gráficos, segundo a empresa que mantém o Ubuntu essa decisão da Intel apenas vai dar mais trabalho para os desenvolvedores que terão que construir patches para o Kernel suportar os drivers mais novos.

Apesar dessa tentativa de panos quentes da Canonical a verdade é que parece que pouca gente está apostando no Mir além da própria Canonical, eu sou detentor de uma placa Intel que roda muito bem os games da Steam e até mesmo alguns outros, prova disso é o nosso Canal no YouTube, confira, e o desempenho gráfico com e sem o driver feito pela Intel é notável.

Para mim, a Intel deixou a entender que não apoiará o Mir enquanto ele for tão imaturo, seria um trabalho à mais ir desenvolvendo e adaptando drivers a cada modificação feita pela Canonical e talvez isso justifique um pouco melhor a decisão, já eu particularmente acho que sem drivers de video o Ubuntu não vai mais tão longe.

Só nos resta esperar para ver o que acontece, o maior problema talvez seja que essa decisão pode afetar as distros que são baseadas no Ubuntu também, sem drivers proprietários você usaria o Ubuntu?


Quer continuar por dentro de tudo o que acontece por aqui?

Então curta nossa página no FACEBOOK, siga o blog no TWITTER  - Siga também nossos escritores 
@dionatanvs - +Dionatan Simioni - + Elian Medeiros 

Baixe o APP do Diolinux para o seu Smartphone

Se você tiver alguma dúvida procure um de nossos grupos de discussão no Facebook:

Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo