Análise da distro Zorin OS 7 - Prós e Contras - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo.

Responsive Ad Slot

Análise da distro Zorin OS 7 - Prós e Contras

Vale à pena usar o Zorin OS 7? Confira a nossa análise.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

/ por Dionatan Simioni

Testamos e analisamos para você as características do Zorin OS

Olá leitor seja bem-vindo à mais um review de uma distribuição Linux, a escolhida desta vez foi a irlandesa Zorin OS na sua versão de número 7.

Desktop Zorin OS


O que é o projeto Zorin OS

Talvez você já conheça e já tenha ouvindo falar do Zorin, particularmente eu tenho um carinho especial por ela pois foi através desta e do Linux Mint que eu acabei por ficar no Linux, a versão 7 do Zorin é baseada no Ubuntu 13.04 e o projeto tem pretensões empresariais, criando um sistema muito semelhante ao Windows 7, o Zorin OS possui uma versão Premium e uma Free, nós testamos a Free que tem como diferencial o não suporte pago e alguns recursos de software não incluídos, mas nada de muito extremo, a distro está na posição 12 no ranking do DistroWatch na frente no Elementary OS por exemplo, que analisamos neste artigo.

Tentei fazer uma análise imparcial sobre o sistema e é isso que vocês vão ler agora.

Pros e Contras do sistema Zorin


Contras

- Interface um pouco bagunçada do ponto de vista de quem entende do assunto, não se sabe se esta mexendo no gnome shell, no avant window navegator ou no compiz, o que torna o sistema um pouco estranho, um tema de ícones por exemplos pode não pegar no AWN e o sistema fica com ícones mistos, sem falar que eu mudei o tema do AWN e depois disso as janelas passam por trás da barra inferior, coisa que não consegui arrumar até agora.

- Tema lembra o Windows 8 no acabamento das janelas mas fica inadequado nas janelas no nautilus pois torna um pouco difícil de reparar em saliências e botões.

Análise do Zorin OS


- Particularmente acho que o tema de ícones não é muito adequado, mas como boa aparência é relativo à que vê então essa não é um item muito relevante.

- Apesar de ter escolhido o idioma português tive que instalar manualmente porque o sistema não propôs a instalação de pacotes faltando e quando fui olhar no aplicativo de suporte e idiomas ele sequer tinha marcado que meu idioma preferencial era o Português e nem mesmo a região estava certa.

- Menu do Zorin não abre com a tecla do Windows e não há nada muito à vista que permita esse tipo de configuração, eu considero essencial que seja possível navegar pela interface do sistema com o mínimo uso do mouse, aperta uma tecla e digitar o nome do programa é algo extremamente confortável e difícil de se desacostumar, vide, Cinnamon, Unity e Gnome Shell.

- Desnecessario menu com nome de usuário visto que praticamente todas as opões ficam no menu principal como vocês podem ver nas imagens acima, no menu com o nome temos as mesmas opções que temos no menu do canto superior direito no Ubuntu, usuário, ligar, desligar, reiniciar etc, isso tudo está também no menu da esquerda no Zorin, descessário ter dois lugares com as mesmas funções ocupando um espaço na barra de tarefas que poderia ser usado para outra coisa.

- Menu notebook tem BlueTooth e apesar de eu não usá-lo muito é conveniente saber que ele está presente e se está ativado ou não através de um indicador simples, mas no Zorin o indicador não aparece nem rezando uma missa, nem mesmo adicionando o aplicativo no AWN não aparece e o pior, olhando nas configurações do sistema dá pra perceber que ele está ligado então se eu pretender enviar algum arquivo via BT vou ter que ir até o painel de configurações.

Zorin OS 7 com ZorinMenu aberto

- Mesmo instalando a Tradução ela não fica completa no ZorinMenu, as demais informações do sistema ficaram em português depois que eu manualmente coloquei o idioma mas o Menu principal manteve algumas opções no bom e velho inglês.

- Temas ficaram um pouco bugados, não é recomendado instalar nenhum tipo de tema no Zorin OS, isso é uma coisa muito chata mas é verdade, se você conseguir e não ter nenhum problema considere-se sortudo, nesse o ponto a distro é muito instável.

- Programas que não são não nativos não puderam ser fixados na dock do AWN e isso é muito inconveniente, o Zorin vem com uma ótima seleção de programas e esse programas podem ser fixados na barra inferior tal como eu fiz com o terminal na imagem acima, porém se eu instalar um programa pela central de programas ele não pode ficar fixado alí, baixei o Kdenlive e o Dropbox e ambos não podem ficar fixados alí a opção "pin this application" simplesmente não aparece.


Pros

Talvez a principal qualidade do Zorin seja a dele ser muito parecido com o Windows 7 o que facilita e muito a migração de plataformas.
Dentre as coisas que eu mais gostei foi a seleção de programas, praticamente não precisei instalar nada para fazer de um tudo, ele vem com todos os extras, wine, Chrome, editor de video, GIMP em fim, realmente todos os aplicativos que eu particularmente uso para trabalhar até mesmo o JAVA. 
Tudo que instalei depois foi por opção própria, Steam, Kdenlive, Kazam, Firefox etc. Excelente, talvez a melhor seleção de softwares de todos os Ubuntu Basead.

O menu do Zorin, um applet criado para o AWN feito com base na experiência do praticamente sem uso hoje em dia, GnoMenu, traz uma aparência confortável de uso com todos os atalhos que precisamos e com um campo de pesquisa onde podemos encontrar facilmente os programas recém instalados e os que já estão no sistema, assim como arquivos recentes.

Consumo de recursos do Zorin OS 7 recém instalado


Economico em recursos e leve, com efeitos do compiz apenas para animar a minimização e maximização de janelas, nada de janelas gelatinosas habilitadas por padrão mas é possível tê-las com poucos cliques.

O Painel de Controle traz boas opções como Firewall e Ubuntu One.

Sistema teve respostas rápidas para abertura de aplicativos.


Conclusão

O Zorin OS é uma boa distro, mas provavelmente usuários avançados vão ficar um pouco frustrados com as suas limitações, porém, o Zorin talvez seja a melhor opção para quem está querendo iniciar no Linux e vindo do Windows.
Ele possui um "jeitão Windows de ser" até mesmo na questão de ser meio complicado personalizar ele por conta dos bugs, ele é um sistema pronto para o uso, instalou e sai usando, exceto pela questão de instalar o idioma, mas se você que tem mais experiência instalar ele e configurar tudo certo e bonitinho para alguém que vai usar o Linux pela primeira vez tenho certeza que ele conseguirá fazer as suas tarefas básicas, para quem está iniciando mesmo ele talvez seja a melhor porta de entrada, depois de alguns meses usando possivelmente o Linux Mint ou o Ubuntu mesmo sejam as melhores opções e quando você souber seu próprio caminho poderá experimentar outras distribuições ou mesmo fincar raízes nessas mesmas como eu que sou fã do Ubuntu e do Linux Mint.


Sua opinião é importante!

Qual a sua opinião sobre o Zorin? Já testou ele? Concorda com o que foi exposto no artigo? Deixe sua opinião nos comentários logo abaixo, adoro ler comentários então se quiser me deixar feliz compartilhe o seu ponto de vista conosco e aproveite para deixar uma sugestão de distro para futuras análises, grande abraço!

Quer continuar por dentro de tudo o que acontece por aqui?

Então curta nossa página no FACEBOOK, siga o blog no TWITTER  - Siga também nossos escritores 
@dionatanvs - +Dionatan Simioni - + Elian Medeiros 

Baixe o APP do Diolinux para o seu Smartphone

Se você tiver alguma dúvida procure um de nossos grupos de discussão no Facebook:

Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo