Canonical - No Ubuntu 14.04 LTS todos os drivers proprietários suportarão o Mir - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo.

Responsive Ad Slot

Canonical - No Ubuntu 14.04 LTS todos os drivers proprietários suportarão o Mir

Canonical afirma que na próxima LTS o Mir terá suporte de todas as placas de vídeo

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

/ por Dionatan Simioni

Empresa mostra positividade em relação ao suporte gráfico de AMD e Nvidia

Querendo tranquilizar um pouco os usuários, a Canonical empresa por trás do Ubuntu, afirmou que na próxima versão LTS - que deverá sair em Abril do próximo ano - todos os drivers proprietários suportarão o Mir com extrema qualidade.

O Mir gera polêmica desde que foi comentada a ideia - leia mais sobre o servidor gráfico da Canonical aqui - de que o Ubuntu não apoiaria mais o projeto Wayland, substituto histórico do X.org que é desenvolvido especialmente pelo Gnome Team e apoiado por empresas como a RedHat e a Intel que também resolveu deixar claro que não gosta do Mir.

Ubuntu

A próxima versão do Ubuntu será um laboratório...

Com tudo isso acontecendo a próxima versão do Ubuntu será um campo de testes que você pode optar por participar ou não, leia o nosso artigo "Será que vale a pena usar o Ubuntu 13.10?" e deixe a sua opinião.

Na questão do drivers de placas Intel, apesar da negação do Mir pela empresa, não chega a ser o grande problema, visto que o código dos mesmos é aberto e Canonical pode e deve colocá-lo dentro do Kernel do Ubuntu, o maior problema é mesmo os drivers proprietários da AMD e da Nvidia, que por hora também não serão compatíveis com o Mir.

Essa versão do Ubuntu que se aproxima, 13.10 Saucy Salamander, será a distro em que Canonical vai ter que provar que o Mir "aguenta o tranco" e pode ser usado para todo o tipo de coisa, especialmente jogar onde os drivers e as placas são mais exigidas.

A Valve pode fazer diferença

Gabe Newell, fundador da Valve, já declarou seus amores pelo Linux na Linuxcon afirmando que o futuro dos games está no Linux e com ele na jogada (e um pouco de ajuda dos usuários quem sabe?) empresas como a Nvidia vão acabar inclinando-se a fazer seus drivers para o Mir.
Afinal o Mir não ter suporte acaba afetando todo o ecossistema Linux que deriva do Ubuntu, e não são poucas distros, apenas para citar algumas {Xu[Ku(Lu)buntu]}, Ubuntu Gnome e Linux Mint que terão que fazer uma escolha em breve, ou migram pro Mir, ou pro Wayland ou mantém o X.org.

E o que a Valve tem a ver com isso?

A Valve tem parcerias com as principais empresas de placas gráficas, Intel inclusive, e para ela interessa e muito que o Ubuntu seja uma plataforma ótima para jogos, e por isso necessita de drivers adequados, se isso não acontecer a Valve pode perder uma significativa fatia ( que não tão grande ainda ) de gamers Linux, o que seria um tiro no pé, visto que a cada dia mais e mais jogos são portados.

A notícia tranquilizadora dos desenvolvedores da Canonical, que em uma recente lista de discussão , indicaram que no Ubuntu 14.04 LTS todo esse problema com drivers deve ser superado.

Os desenvolvedores da Canonical provavelmente entraram em contato com a AMD e Nvidia tentando incentivar as empresas a trabalhar no desenvolvimento do suporte nativo para MIR. 
Apesar de serem apenas hipóteses para o lançamento do Ubuntu 14.04 LTS muito provavelmente teremos o apoio total do MIR por ambos os drivers. os opensource da Intel e os proprietários da Nvidia e  da AMD. 


Vamos esperar pra ver!



Quer continuar por dentro de tudo o que acontece por aqui?

Então curta nossa página no FACEBOOK, siga o blog no TWITTER  - Siga também nossos escritores 
@dionatanvs - +Dionatan Simioni - + Elian Medeiros 

Baixe o APP do Diolinux para o seu Smartphone

Se você tiver alguma dúvida procure um de nossos grupos de discussão no Facebook:

Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo