Ubuntu

Será que você deve usar a versão 13.10 do Ubuntu?

Ubuntu 13.10 Saucy Beta 1 disponível mas será viável?

Este foi um questionamento que surgiu enquanto eu pensava em baixar ou não Beta para começar a trabalhar no Diolinux OS 4, afinal dentre todos os lançamentos talvez essa seja, juntamente com a versão 11.10 a maior transição do Ubuntu como distribuição.

Confesso que sou fã do Ubuntu, adoro a distribuição e uso ela à anos, já testei várias outras e outros ambientes gráficos mas sempre fiquei preso a esta comodidade que o Ubuntu e o Linux Mint proporcionam.

Atualmente estou usando a versão 13.04 Raring Ringtail do Ubuntu, estou satisfeito, sistema configurado como eu gosto de usar com todos os aplicativos etc. Jogos da Steam, emuladores, programas de edição de vídeo e drivers fornecidos pela Intel, tudo em perfeita harmonia.

Ao escrever, ler e estudar sobre “os rumos” do Ubuntu 13.10, que seria a atualização normal fiquei um pouco apreensivo com toda essa questão do servidor Mir, leia mais sobre em um artigo que fizemos explicando tudo direitinho como ele funciona,  ainda mais agora que a Intel resolveu cortar o suporte do Mir.

Será viável usar o Ubuntu 13.10?

Claro que é prematuro dizer qualquer coisa assim ainda, mesmo sem testar a versão final, mas a premissa é que o Ubuntu 13.10 seja um pouco instável, tenha problemas justamente por essa transição de servidor gráfico e a falta de drivers adequados.

Acredito que mesmo a versão final será uma espécie de “Beta” onde tudo que está sendo desenvolvido de realmente novo será colocado em prática e claro, isso deve gerar instalabilidade.

A ideia é ir “afinando” o Ubuntu com todas essas novidades porque logo sairá o Ubuntu 14.04 LTS que obrigatoriamente tem que ser estável pois é a versão destinada ao “Business” da Canonical, veja o calendário de lançamento do Ubuntu LTS aqui.

O Problema de não usar a versão 13.10 implica em uma coisa, suporte à atualizações, segundo o site da Canonical o Ubuntu 13.04 tem suporte de 9 meses, o que não é tempo suficiente para que a versão 14.04 tenha sido lançada, talvez até a época apenas o Alpha 2 do futuro LTS tenha sido lançado, outro opção seria voltar para a 12.04.3 LTS que recebeu uma atualização recente e tem suporte até 2017, fizemos um artigo também explicando e comparando se ainda vale a pena ou não usar o 12.04 LTS, veja aqui.

E você leitor, o que está esperando do Ubuntu 13.10, vai usar ele ou vai optar por outra versão ou distro?

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!